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Facebook processa dois programadores por fraude nos anúncios da plataforma

Os anúncios nas redes sociais do Facebook são a principal fonte de rendimento da empresa. Nesse sentido, o nível de interatividade dos utilizadores com os anúncios terá influência nas receitas.

Muito recentemente, o Facebook processou dois programadores que desenvolveram aplicações com base num esquema de fraude nos anúncios da sua plataforma. O caso é inédito, não tendo sido registados casos de fraude como este no passado.


O Facebook processou dois programadores asiáticos: LionMobi de Hong Kong e JediMobi de Singapura. Estes indivíduos desenvolveram aplicações que infetavam os dispositivos dos utilizadores com malware que resultava numa fraude nos anúncios do Facebook.

As aplicações, “Power Clean – Antivirus and Phone Cleaner App” e “Calculator Plus”, estão disponíveis na Google Play Store. Depois de instaladas nos smartphones dos utilizadores, o malware ia dar a indicação de click num anúncio sem que tal tivesse acontecido. Ou seja, estavam a ser enviados para o Facebook registos de clicks em anúncios da sua plataforma Audience Network que na realidade não aconteceram.

Este malware conseguia assim defraudar o sistema de anúncios da plataforma, comprometendo e abusando da principal fonte de rendimento do Facebook. A empresa afirma que este caso é uma “fraude por injeção de clicks”.

The malware created fake user clicks on Facebook ads that appeared on the users’ phones, giving the impression that the users had clicked on the ads. We detected this fraud as part of our continuous efforts to investigate and stop abuse by app developers and any abuse of our advertising products. Our lawsuit is one of the first of its kind against this practice.

| Jessica Romero, Diretora da plataforma de Execução e Litígio

Segundo a Play Store, estas duas aplicações contam com mais de 100 milhões de downloads. Assim sendo, dá para ter noção da magnitude deste malware e do impacto na plataforma de anúncios da rede social.

Os processos de devolução de dinheiro a anunciantes já foram realizados no passado mês de março, depois de detetada a fraude. Os dois programadores asiáticos terão agora de enfrentar um processo judicial e já foram expulsos da plataforma Audience Network.

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