Pplware

Facebook poderá lançar o seu próprio smartphone

O facto do Facebook ter entrado para a bolsa de valores acresce a responsabilidade aos seus gestores para criar soluções comerciais. Estas soluções têm como finalidade trazer lucro e é essa perspectiva que os investidores querem ver na empresa de Zuckerberg. Falámos há dias numa possível aquisição do browser Opera e agora surgem rumores que o Facebook resolveu investir na área de dispositivos móveis.

Não estamos a falar de mais aplicações, não é que não tenham também novidades nessa área, mas o que está em causa é o lançamento de um smartphone.

Esta notícia tem como base de especulação o facto de altos responsáveis do Facebook terem tentado contratar cinco engenheiros. Estes engenheiros são ex-funcionários responsáveis pelo desenvolvimento de equipamentos estremamente conhecidos, nada mais nada menos que o iPhone da Apple.

Segundo o New York Times, o Facebook ainda não contratou nenhum dos engenheiros abordados mas está já em conversações com pelo menos um dos contactados. Segundo a mesma fonte este projecto está a levantar de tal forma o interesse dentro da empresa que os desenvolvimentos estão a ser seguidos pelo próprio Mark Zuckerberg.

Facebook Phone

Se tivermos em linha de conta que o principal foco de utilização das redes sociais, aquele segmento que tem crescido e tem voltado para si o mais investimento nos últimos anos, tem sido o segmento mobile, então ter um equipamento que agregue um browser dedicado para uma rede de utilização à escala mundial… faz todo o sentido! É um retorno financeiro certo e que provisiona para o futuro metas financeiras tangíveis e novos mercados.

Se estão lembrados este não é um rumor novo, já antes se falou que a gigante das redes sociais havia tentado mas o projecto foi descartado, inclusive falou-se na altura em parcerias com a HTC, provavelmente seria criado um hardware que teria uma tecla directa ao serviço (tipo o HTC Status).

Claro que a maior fonte de utilizadores do Facebook não serão os dispositivos móveis, no entanto estes estão a tornar-se numa “case study” em termos de propagação de conteúdos outrora apenas disponíveis em plataformas desktop. Algum motivo haverá para que tudo esteja a ser portado e adaptado a este próspero segmento.

Que sistema operativo poderá equipar um smartphone iPhone like?

 

Exit mobile version