O Feed de Notícias é o espaço do Facebook onde encontramos o que os nossos amigos/páginas de que gostamos colocam, é o local que está a ser constantemente actualizado e que nos mantém informados daquilo que a nossa rede de contactos está a partilhar demomento, ou tem vindo a publicar.
Mas sabemos que, é comum no Facebook fazer alterações no seu sistema, e agora foi é este mesmo Feed de Notícias que está com uma nova forma de exibir as publicações.
Vamos saber o que muda!
Feed de Notícias (News Feed): Uma janela para o Feed de Notícias
O Facebook está constantemente a melhorar as histórias que as pessoas vêem no Feed de Notícias e, de tempos a tempos, atualizam o algoritmo que determina que histórias aparecem em primeiro lugar. O feedback dado pelos utilizadores de perfis e páginas ajuda a melhorar a forma como são feitas essas mesmas actualizações e, dessa forma, mais uma mudança foi feita.
A partr de agora, os posts do Feed de Notícias irão destacar as principais atualizações e explicar o raciocínio por trás deles.
O objetivo do Feed de Notícias
O objetivo do Feed de Notícias é entregar o conteúdo certo, às pessoas certas, no tempo certo, para que estas não percam as histórias que são importantes para elas. O Feed deve mostrar todos os posts que as pessoas querem ver, pela ordem que os querem ler.
Mas, segundo o Facebook, isto implica recursos técnicos: cada vez que alguém visita o Feed de Notícias, há em média 1.500 potenciais histórias de amigos, pessoas que seguem e Páginas para ver, a maior parte das pessoas não tem tempo suficiente para as ver todas. Essas histórias incluem um pouco de tudo, desde as fotografias de casamento enviadas pelo melhor amigo até à entrada de um conhecido num restaurante.
Com tantas histórias, se esta for disposta num processo contínuo, sem um sistema de classificação da informação há uma boa probabilidade das pessoas perderem alguma história que querem mesmo ver.
Assim sendo, como é que o Feed de Notícias sabe quais dessas 1.500 histórias deve mostrar? Ao deixarem as pessoas decidirem a quem e ao quê se querem ligar e obtendo feedback. Quando um utilizador gosta de algo, isso mostra ao Feed de Notícias que eles querem saber mais sobre isso. Quando os utilizadores escondem algo, isso diz ao Feed de Notícias para exibir menos desse conteúdo no futuro. Isto permite-nos dar prioridade a uma média de 300 histórias dessas 1.500 todos os dias.
O algoritmo do Feed de Notícias responde aos seus sinais, incluindo por exemplo:
· Quantas vezes interage com o seu amigo, Página ou figura pública? (como um autor ou jornalista) que “postou”;
· O número de gostos, partilhas e comentários que um post recebe do mundo em geral e dos seus amigos em particular;
· Quantas vezes interagiu com este tipo de post no passado;
· Se você e outras pessoas em todo o Facebook estão a esconder ou a partilhar um determinado post;
Atualização de hoje: A melhor maneira para averiguar histórias antigas
O Facebook anunciou, assim, uma actualização do algoritmo de classificação do Feed de Notícias. Agora as histórias que não forem lidas pelas pessoas, porque não chegaram até elas no Feed de Notícias, podem reaparecer no topo do Feed de Notícias se ainda estiverem a receber gostos e comentários.
O objectivo das actualizações no algoritmo é continuar a melhorar o Feed de Notícias. O Facebook vai mantê-lo informado com as actualizações que fizer, de acordo com o feedback que obtiver.
O que pensam destas alterações do Feed de Notícias do Facebook?