Sendo uma das maiores redes sociais da Internet, o Facebook tem constantemente preocupações de segurança. Com este principio em mente estão constantemente a desenvolver melhorias e optimizações, por forma a garantir que os seus utilizadores não estejam expostos a usurpadores de dados e de contas. No sentido de aumentar ainda mais a protecção disponibilizada, o Facebook anunciou ontem mais quatro novas características que vão dar uma protecção adicional aos seus utilizadores.
Estas medidas mais fortes de segurança foram iniciadas em Janeiro com a disponibilização do acesso por HTTPS ao Facebook. Era uma opção que se encontrava disponível e apenas os utilizadores que o pretendessem podiam usar este método de acesso mais seguro.
As medidas que foram agora apresentadas visam tornar o Facebook mais seguro, evitando a exposição dos dados dos utilizadores a terceiros e o roubo de identidade, e por outro lado pretende dotar esses mesmos utilizadores de ferramentas para estarem mais informados e para agirem contra situações de disponibilização de conteúdos menos próprios. As novidades são apresentadas abaixo.
- Utilização de HTTPS – Sempre que tiverem de usar uma aplicação dentro do Facebook que não suporte HTTPS, ao regressarmos para a nossa página, o acesso HTTPS é restaurado.
- Autenticação em dois factores – Sempre que acederem de um novo equipamento ao Facebook, será pedido que coloquem um código que vos será enviado para o telefone. Desta forma será confirmada a intenção do utilizador em autenticar-se nesse equipamento. Esta opção vai estar inactiva para os utilizadores e deve por isso, se pretenderem usar, activá-la. De salientar que para a terem activa vão ter de fornecer o vosso número de telefone ao Facebook.
- Family Center redesenhado – O Family Center, local onde podem encontrar orientações sobre a política de privacidade do Facebook, ferramentas para protecção e outros guias, sofreu uma alteração de imagem e passou a estar arrumado de forma a ser mais intuitivo e simples de usar.
- Ferramenta de denuncia – O Facebook encoraja todos os utilizadores a reportarem situações em que os conteúdos que são apresentados são ofensivos ou pouco próprios. Passa a ser possível aos utilizadores reportarem estas situações a elementos externos ao Facebook e assim terem um maior apoio por quem está fora desta rede.
Todas estas medidas visam tornar o Facebook uma rede ainda mais segura e onde os utilizadores podem ter a garantia de que os seus dados se encontram protegidos. É ainda uma resposta a todos os que se preocupam com a utilização desta rede por menores. As ferramentas de denuncia e os guias e informação disponibilizados vão permitir que muitos utilizadores tomem consciência de alguns perigos que podem ser encontrados no Facebook.