Pplware

Facebook e Microsoft vão instalar cabo submarino de 160Tbps

A Internet e as comunicações entre continentes assentam em cabos submarinos que garantem as pontes para a passagem dos dados.

Para garantir canais de comunicação dedicados e preparados para o futuro, a Microsoft e o Facebook anunciaram que vão iniciar a colocação de um novo cabo submarino para ligar os Estados Unidos à Europa. Este será o cabo submarino com maior capacidade de transmissão até agora instalado.

O anúncio deste novo cabo foi feito em conjunto pelos dois gigantes da Internet. Suportado pela Microsoft e pelo Facebook, será dedicado em primeiro plano à transmissão de dados entre os centros de dados destas duas empresas, ligando os dois lados do Atlântico.

Ao todo vão ser 6.600 km de cabo que vai ligar a cidade de Virginia Beach, na Virginia, até à cidade Espanhola de Bilbao. No MAREA vão estar oito pares de fibra que inicialmente terão uma capacidade de 160Tbps.

Este cabo toma um caminho que não é normal, sendo colocado bem mais a sul do que o normal caminho de cabos submarinos. A decisão de seguir esta rota serve para garantir uma redundância maior, separando-o de todos os outros cabos já passados para interligar a Europa e os Estados Unidos.

A colocação deste cabo, vem garantir a comunicação cada vez maior de dados entre os serviços destas duas empresas, garantindo uma independência de infraestruturas e preparando-as para o natural crescimento destes serviços.

O MAREA foi desenhado para ser inter-operável com uma grande variedade de equipamento de rede. Este novo design aberto traz vários benefícios óbvios para os consumidores: custos mais reduzidos e uma maior facilidade de actualização de equipamentos, o que levará a crescimentos de largura de banda mais rápidos, uma vez que estes sistemas podem crescer ao ritmo das tecnologias ópticas.

A gestão do MAREA ficará a cargo da Telxius, a empresa de estruturas de telecomunicações da Telefónica, que para além da sua manutenção ficará também com a responsabilidade de comercializar a sua utilização a todos os potenciais interessados. A instalação do MAREA deverá iniciar-se já este Verão, esperando-se que fique terminado em Outubro de 2017.

Microsoft

Exit mobile version