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Facebook já implementou em Portugal uma plataforma similar ao Patreon

Pretendendo continuar a alargar a sua esfera de influência e diversidade de serviços, o Facebook tem trabalhado na sua própria plataforma de vídeos. Com o intuito de manter o utilizador na sua plataforma, a rede social de Mark Zuckerberg quer afirmar-se como alternativa ao YouTube e já criou o seu Patreon.

Ainda assim, para tal necessita de uma comunidade de criadores de conteúdo. Por sua vez, esta precisa de incentivos económicos. Dando resposta a este último ponto, o Facebook lançou uma plataforma similar ao Patreon, já disponível em Portugal.


Através de um comunicado divulgado hoje pela rede social, o fomento aos criadores de vídeos foi agora implementado em vários países da Europa. Entre eles temos o Reino Unido, Alemanha, bem como Espanha e Portugal.

Facebook estreia em Portugal o seu equivalente ao Patreon

A rede social orgulha-se da sua comunidade de criadores de conteúdo, cada vez maior. Algo que ficou bem claro para o Facebook com a mais recente VidCon, em Londres. Aproveitando a ocasião foi assim anunciada a sua própria plataforma de apoio financeiro, já à disposição dos utilizadores em Portugal.

Desta forma, poderá passar a apoiar os seus canais favoritos, agora também no Facebook. Mais ainda, tal como no Patreon, também aqui terá direito a conteúdo exclusivo por parte do criador que você quiser apoiar. Em troca, este receberá uma quantia mensal, definida previamente por si.

O Facebook espera que esta nova ferramenta ajude a sua comunidade de criadores de vídeos e demais conteúdos a crescer. Tudo isto, claro, para se ir afirmando gradualmente também como plataforma de vídeos e alternativa viável ao YouTube.

Até ao momento, o Facebook permite a colocação de publicidade nos seus vídeos. Um pequeno incentivo para quem produz conteúdos para esta rede social e que agora terá ainda mais motivos para o fazer, também em Portugal.

Agora na rede social, esta modalidade já era utilizada no YouTube

É um forte estímulo, caso o público a ele adira, a quem se dispõe a fazer vídeos do mais variado tipo para este rede social. Ainda assim, em Portugal serão reduzidos os canais ou personalidades que se dedicam apenas à plataforma de vídeos do Facebook.

Na sua grande maioria, e tendo em conta a popularidade do YouTube, a sua preferência repousa sobre este último. Contudo, agora que ambas as plataformas terão uma nova forma de rentabilização poderemos ter mais competição entre ambas.

Assim, no futuro podemos vir mais criadores e personalidades do YouTube a optar pelo Facebook. A partir de agora, as formas de rentabilização estarão mais equiparadas.

No seu comunicado, o Facebook afirma:

Hoje estamos entusiasmados por poder anunciar a expansão de duas novos meios de retorno financeiro para os criadores de conteúdo.

  • A expansão do nosso serviço, em testes, de subscrição pelos fãs a quatro novos países na Europa, o Reino Unido, Espanha, Alemanha e Portugal. As subscrições dos fãs permitem que estes apoiem os seus criadores favoritos com uma quantia mensal. Em troca, receberão conteúdos exclusivos.
  • A implementação das colaborações com marcas. No Reino Unido e na Alemanha, a nova plataforma tornará possível as marcas estabelecerem contato e parcerias com os criadores de conteúdo.

Estas novidades são apenas duas das formas que encontramos para apoiar a nossa comunidade criativa. A nossa estratégia quer ajudar os produtores de conteúdos a expandir a sua criatividade. A interagir com a comunidade e construir o seu negócio.

Por fim, a rede social não divulgou qual será a sua comissão para este serviço similar ao Patreon. Recordamos que este último, aplica para si, uma taxa de 5% sobre as doações e pagamentos. Contudo, o Facebook não se pronunciou nesse ponto.

E os visitantes, que tipo de conteúdos gostariam de ver abordados em possíveis vídeos no Facebook?

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