Pplware

Facebook: Cuidado com os concursos da Pandora e H&M

Há um mês alertámos para os esquemas de burla com iPhones no Facebook. Esta já não foi a primeira vez que estes esquemas surgiram na rede social, mas a verdade é que as pessoas continuam a cair nestas burlas sem antes analisarem e verificarem a veracidade das mesmas.

Recentemente começaram a surgir novos esquemas, desta vez com utilizando as marcas Pandora e H&M.

Volta e meia surgem publicações falsas no Facebook sejam a notícia da morte de alguém, concursos, notícias falsas, promoções duvidosas, etc.

Depois dos iPhones, recentemente surgiram promoções que usam as marcas conhecidas Pandora e H&M. Não são as próprias marcas que estão por detrás destas páginas, mas sim alguém externo a essas empresas que, usando o nome das mesmas, tem intenção de conseguir muitos likes na página através da partilha e comentário numa publicação falsa.

Vamos analisar uma publicação da página falsa denominada H&MPortugal:

Mas… nem com estes sinais evidentes as pessoas deixam de cair no conto do vigário, sendo que estas páginas conseguem milhares de likes em pouco tempo. Este post em específico, teve 16.412 likes, 19.461 shares e mais de 15.000 comentários…

A conhecida marca de joias, Pandora, também viu o seu nome envolvido nestas fraudes. No entanto, apesar da marca oficial ter deixado o alerta no Facebook, a página fraudulenta já foi eliminada.

É cada vez mais fundamental que o utilizador se informe sobre a veracidade dos conteúdos, evitando fazer like/partilhar, o que leva a que outros caiem na “esparrela”.

O Pplware irá continuar atento a novos esquemas, denunciando-os como forma de prevenir que as pessoas sejam enganadas.

Exit mobile version