Pplware

Facebook abandonou o Bing nos resultados das suas pesquisas

O Facebook nasceu como uma rede social que depressa conquistou a Internet e todos os seus utilizadores. Já não se limita a ser um local onde vamos deixar as nossas novidades e pensamentos e é hoje uma rede alargada de serviços.

Alguns deles ainda vêm de fontes externas ao Facebook, por não existir uma oferta própria. Mas este cenário está a mudar.

A mais recente mudança veio da pesquisa que oferece dentro da sua rede, que agora abandona o Bing e passa a ser própria.

A pesquisa do Facebook tem-se lentamente tornado muito mais poderosa e muito mais abrangente. A chegada do Graph Search veio mudar muito a forma como pesquisamos dentro desta rede social.

Depois de ter na semana passada anunciado mudanças grandes no Graph Search e a sua chegada aos dispositivos móveis, é agora a vez de passar a ser um serviço do próprio Facebook, olhando para os conteúdos que tem dentro de si.

Como resultado dessa mudança o Facebook viu-se obrigado a abandonar o serviço de pesquisa que o Bing lhe fornecia. A partir de agora o Bing deixa de tratar as pesquisas que são feitas e que não recebem um resultado vindo do Facebook.

Esta mudança, apesar de parecer simples e de importância menor, tem um impacto grande na utilização que o Bing tem, porque o Facebook era uma das suas maiores fontes de utilização.

Ao mesmo tempo é uma mudança que vem alterar a forma como os utilizadores usam esta rede, passando a estar mais virada para dentro de si e não para a Internet.

A mudança foi feita de forma muito discreta e sem que os utilizadores tenham sido alertados. Resulta de uma mudança feita e que deverá ser visível dentro de algumas semanas, trazendo o Graph Search e a sua pesquisa para todos.

Apesar de ser uma mudança fruto de uma necessidade futura, não ficou clara a razão deste abandono do Bing por parte do Facebook. Nunca ficou clara e pública a razão pela qual era este o motor de pesquisa usado pelo Facebook.

Ainda menos claro ficou agora esta remoção do Bing da pesquisa do Facebook. Várias fontes indicam que a rede social pretende investir muito nesta área, para ter os seus visitantes e utilizadores ainda mais integrados e sem sair do Facebook.

Por outro lado pode ser uma forma de a Microsoft conseguir poupar o que supostamente está a pagar ao Facebook para estar presente na sua plataforma.

Exit mobile version