…um dos motivos são as mensagens ao sexo oposto!
Já muito se tem escrito acerca do Facebook. Notícias boas ou menos boas, marcam aquela que foi sem dúvida a rede social mais bem sucedida e que muito dificilmente outra conseguirá possuir a mesma popularidade. No entanto, o uso do Facebook pode levar a consequências extremas, como demonstra um estudo inglês, onde a rede social é a causa de um em cada três divórcios.
Parece que o Facebook não veio ser uma simples rede social… mas revelou-se ser muito mais que isso! Não só nos aproximou de amigos que se encontram do outro lado do Mundo, como também conseguiu afastar quem está mesmo ao nosso lado.
Esta é a conclusão de uma pesquisa realizada pelo site especializado Divorce-Online, que dá conta que os casais do Reino Unido se estão cada vez mais a separar devido à rede social Facebook, uma vez que a citam como causa e motivo dessa separação.
Os resultados mostram que 33% das pessoas que pedem divórcio citam o Facebook como a principal causa do mesmo. O site procedeu à mesma pesquisa em 2009 e o número de pessoas que citavam o Facebook era de 20% na altura. Pode-se, portanto, referir que cada vez mais as pessoas de estão a divorciar devido à rede social.
Os queixosos, indicam, entre as principais razões, o comportamento dos cônjuges com o sexo oposto na utilização do Facebook, bem como o facto de estes utilizarem a rede social para fazerem comentários acerca dos seus ex-companheiros.
O Divorce-Online indica como três principais motivos:
1. Mensagens impróprias a utilizadores do sexo oposto;
2. Mensagens desagradáveis acerca de ex-companheiros;
3. Amigos do Facebook a comentarem o comportamento do cônjuge.
Por sua vez o Twitter apenas foi indicado em 20 processos, dos 5.000 analisados pelo site, e na sua maioria, as queixas recaiam em comentários sobre os ex-companheiros do cônjuge, nos tweets.
Segundo o porta-voz do Divorce-Online, Mark Keenan “As redes sociais têm-se tornado na principal ferramenta de comunicação, ultrapassando o texto e o email, na minha opinião. Se alguém quiser ter um caso ou flirt com o sexo oposto, então é o melhor lugar para o fazer. Também o uso do Facebook para fazer comentários, para os amigos, acerca de ex-companheiros se algo tornou extremamente comum para ambos os lados, usando o Facebook para desabafar e mostrar as suas mágoas um contra o outro”. No entanto adverte que “As pessoas precisam ter cuidado com o que escrevem nos seus murais, pois os tribunais vêem essas mensagens a ser usadas como disputas financeiras e nos casos de crianças como uma evidência.” [Divorce-Online]
Podem as redes sociais ser um meio facilitador para comportamentos que levam ao divórcio?