4.5 vezes mais rápido que o QEMU
Todos nós sabemos que no mundo da tecnologia os impossíveis são normalmente de ordem física. Hoje em dia há soluções para quase tudo e quando apenas existem aplicações para uma determinada plataforma, se houver disponibilidade e interesse dos programadores, facilmente se consegue portar ou emular, essa mesma aplicação, de uma plataforma para outra.
Recentemente foi apresentado o ExaGear, um emulador que permite correr aplicações Linux de 32 bits em dispositivos ARM… e garante ser 4.5 vezes mais rápido que o Qemu.
Para quem não conhece, o Qemu é um software que tanto pode funcionar como emulador ou como software de virtualização, permitindo correr outros sistemas operativos/aplicações nas mais diversas plataformas.
No entanto, a performance tem sido um dos pontos fracos deste software e em alternativa a Eltechs disponibilizou o “ExaGear Desktop” uma máquina virtual que permite correr aplicações x86 em dispositivos com CPU’s ARMv7 e ainda garante uma performance superior (cerca de 4.5x).
Quadro comparativo da performance : ExaGear vs QEMU
Nota: Benchmark realizado como o software open source SysBench.
After installing ExaGear you won’t notice a difference between running x86 applications on ARM and running native ARM applications. The VM works with both Intel and AMD x86 ISAs
Apesar da máquina virtual ter a designação de “Desktop”, a mesma pode ser usada em dispositivos móveis e até em dispositivos virados para a Internet das coisas. Esta solução está actualmente em pré-encomenda e custa à volta de $15 (cerca de 11 €).
ExaGear é baseado numa tecnologia de tradução binária e necessita de um CPU ARMv7, o que quer dizer que pode ser executado em mini PCs como SBCs (single-board computer) que usem SoCs Cortex-A8, A7, A9 ou A15. As informações é que esta solução não corre em SoCs ARM11 (ARMv6), como é o caso do Raspberry Pi.