Estamos naquela fase em que tudo parece acontecer no mundo. É a pandemia por COVID-19, sismos e agora até um navio que encalha no Canal do Suez e bloqueia parte de economia global.
Esta noite esperava-se que a operação de desencalhar o navio fosse bem sucedida com a lua cheia e a grande maré alta. No entanto, tal não aconteceu.
Ever Given é do tamanho de um arranha-céus e já “mexeu” 17 metros…
Uma nova tentativa, esta noite, de retirar o navio porta-contentores de 400 metros de comprimento encalhado há cinco dias no Canal do Suez voltou a fracassar, segundo um dos operadores daquela travessia marítima, revela a Lusa.
“infelizmente, o estado da maré não ajudou a levantar o Ever Given”, escreveu na sua conta no Twitter a empresa especializada em serviços de logística em diferentes canais e estreitos do mundo Leth Agencies.
Unfortunately, the tidal condtions didn’t help re-floating #EverGiven tonight. While the SCA dredgers will continue their work, tugs will assist in new attempts again tomorrow.
— Leth Agencies (@AgenciesLeth) March 27, 2021
De relembrar que, o navio, do tamanho de um arranha-céus, atravessou-se no Canal do Suez, no Egito, devido, segundo as primeiras investigações, aos fortes ventos e uma tempestade de areia, na noite de terça para quarta-feira, o que obrigou já à paragem de 326 outros navios na rota de navegação mais movimentada do mundo, segundo as autoridades locais.
Na tentativa de movimentar o navio, sem sucesso, foram utilizados 14 rebocadores, dragas e escavadoras para remover a areia em redor da proa do Ever Given. Mas já aconteceu um pequeno deslocamento. Segundo o capitão de um dos rebocadores, ter-se-á deslocado a proa do navio cerca de 17 metros para norte, para onde navegava quando colidiu com uma das margens.
A armadora Maersk, a principal operadora no Canal de Suez, lembrou que, mesmo depois de libertado, vai demorar entre três e seis dias a desfazer o grande engarrafamento que se gerou no canal, que liga o Mar Vermelho ao Mediterrâneo, e que é a rota marítima mais curta entre a Ásia e a Europa.
#EverGiven has moved 2 inches all tugBoats happy Hoooorray #suezcanel pic.twitter.com/srHDtuXB8m
— ܡܐܪܝܘ 🇱🇧🇬🇧 (@MarioLeb79) March 27, 2021
Como tem sido revelado, algumas embarcações já estão a desviar a sua rota para o Cabo da Boa Esperança, para contornar a África, apesar de percorrer esta rota precisar de mais dias de navegação o que significa mais combustível.
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