Pplware

EUA querem que o Facebook dê acesso à encriptação do WhatsApp. Snowden já reagiu!

As temáticas da privacidade e da segurança entram muitas vezes em conflito. Os EUA veem os serviços de comunicação como uma ameaça à segurança nacional. Assim, pediram ao Facebook para lhes conceder acesso à encriptação do WhatsApp. Edward Snowden já reagiu ao sucedido.

Os Estados Unidos da América pretendem ter acesso às mensagens em casos muito particulares relacionados com criminalidade e segurança. Mesmo assim, muita da comunidade online está contra esta medida que viola assim o seu direito à privacidade.


O WhatsApp é um dos serviços de comunicação mais usados do mundo. Com mais de mil milhões de utilizadores, estes usam-no para trocar mensagens e conteúdo com os seus contactos. Um dos motivos para o sucesso da plataforma, para além das funcionalidades, é o facto de encriptar as mensagens. Assim, as mensagens que troca através do WhatsApp não podem, em teoria, ser lidas por terceiros.

EUA explicam os perigos de segurança da encriptação do WhatsApp…

Não obstante, isto representa um sério problema de segurança, segundo os EUA. As plataformas de comunicação com mensagens encriptadas ponta-a-ponta não permitem que as autoridades controlem possíveis criminosos. Entre os perigos destacados, ressalvam a pornografia infantil, terrorismo e crime organizado.

Assim sendo, William Barr, Procurador-Geral dos Estados Unidos da América, pediu ao Facebook que criasse um back door que permita às autoridades aceder às mensagens trocadas, não só nos WhatsApp, mas em todos os serviços das empresas de Mark Zuckerberg.

As empresas não devem desenvolver os seus sistemas de modo a impedir o acesso ao conteúdo, especialmente para prevenir ou investigar os crimes mais graves.

| William Barr, Procurador-Geral dos Estados Unidos da América

O Facebook está assim a ser pressionado para abdicar da E2EE (end-to-end encryption) nos seus serviços de comunicação. Não obstante, a empresa mantém-se fiel aos seus valores e à privacidade dos utilizadores.

A criptografia ponta-a-ponta já protege as mensagens de mais de mil milhões de pessoas todos os dias. Opomo-nos veementemente às tentativas do governo de construir back doors no sistema, porque elas comprometeriam a privacidade e a segurança das pessoas em todo o mundo.

| Andy Stone, porta-voz do Facebook

Snowden já reagiu a este pedido e espera que o Facebook não ceda

Por outro lado, são várias as figuras e ativistas que se mostram contra esta possível abertura à encriptação. Edward Snowden, o famoso denunciante que partilhou ao mundo as ações da NSA, é um dos mais emblemáticos. Os argumentos usados pelos ativistas prendem-se sobretudo com os perigos de romper a privacidade dos cidadãos.

Com acesso total à informação e atividade dos habitantes, a liberdade destes fica em risco. São exemplos muitas vezes mencionados os jornalistas e políticos da oposição que se veem assim ameaçados por regimes autoritários. Ou seja, a quebra da encriptação nos serviços de mensagens condena a privacidade, que por sua vez ameaça a liberdade e potencia a implementação de regimes opressores.

Assim, Edward Snowden pronunciou-se no Twitter, afirmando que esta possibilidade pode vir a ser a maior violação de privacidade da História!

Este temática é extremamente complexa e costuma dividir opiniões. Uns defendem que se devem fazer alguns compromissos na privacidade para garantia a nossa segurança por parte das autoridades e do governo. Por outro lado, outros acreditam que abdicar da privacidade neste aspeto pode levar a um caso sem precedentes e a uma situação catastrófica em que a liberdade é ameaçada.

Qual a sua visão sobre este tópico? Deixe a sua opinião nos comentários!

Exit mobile version