São vários os estudos que determinam, ou pelo menos tentam determinar, as características e personalidade dos utilizadores de variados smartphones existentes no mercado. E, apesar de recentemente termos noticiado que alguns clientes da Apple estariam insatisfeitos com a compra do seu iPhone, um novo estudo mostra quais são os utilizadores que se mantém mais fiéis à sua marca. E os resultados são claros… é a Apple a que detém o maior número de fieis.
A lealdade dos utilizadores de dispositivos móveis às suas marcas, é um dos aspectos fulcrais para o crescimento, respeito e estatuto das mesmas no mercado.
E num momento em que assistimos às empresas a fazerem de tudo para cativarem os seus clientes, e após os angariarem, os manterem.. é mais que pertinente saber qual é Marca que melhor consegue essa tarefa, ou seja, quais são os utilizadores que se mantém mais fiéis ao seu produto e, consequentemente, à sua marca.
O estudo foi levado a cabo pela empresa de pesquisa GFK, e divulgado pela Reuters. Foram entrevistadas cerca de 4.500 pessoas, em países como a Grã-Bretanha, França, Alemanha, Itália, Espanha, Brasil, China, Estados Unidos e Japão.
Os resultados indicaram que 84% dos utilizadores iPhone não pretendem trocar de telefone, e vão mesmo manter a marca quando necessitarem de substituir o aparelho. Por sua vez, são 60% os utilizadores Android que afirmam manterem-se fiél ao produto quando substituirem, o que significa que 40% tem intenções se trocar de produto. No entanto, são apenas 48% os clientes da RIM que afirmam ficar fiéis aos seus Blackberrys, ao contrário dos 52% que os pensa substituir por outros.
Segundo Ryan Garner, analista da GFK, a corrida para construir e manter uma posição no mercado foi fundamental para que as marcas tenham um futuro de sucesso e, são em média 63% o número de consumidores que se mantêm fiéis à marca/tipo de telefone/Sistema Operativo, o que reduz a possibilidade de mudanças rápidas no mercado.
No entanto Garner ainda adianta e alerta que o rápido crescimento do SO Android e o recente lançamento dos smartphones Nokia com Windows Phone 7, irá abrir portas e oportunidades de mercado, e alterar este cenário, e afirma “A Apple está claramente à frente do jogo, mas a evolução no próximo ano irá ser um desafio”.
Ainda assim, mais de 70% dos consumidores afirmam que continuam com os seus aparelhos uma vez que estes conseguem ter uma perfeita integração de funcionalidades e acesso a conteúdos.
Segundo indica a GFK, “Cada vez há menos oportunidades para as marcas cativarem e atrairem clientes de empresas rivais, e quem sai a ganhar são os aqueles que conseguem garantir aos utilizadores uma harmoniosa experiência com o produto, e desenvolver essa mesma fidelidade.” [via]
Pensa continuar fiél à empresa do seu telemóvel quando necessitar de o trocar?
Artigos Relacionados
- Estudo: 22% estão insatisfeitos com compra de iPhone
- Samsung ataca fans de iPhone em anúncio publicitário
- Estudo revela que utilizadores do Android querem um iPhone
- Estudo Pplware – Utilizadores do Android querem um iPhone?
- Smartphones Android venderam mais que iPhone
- Android com quase 50% do mercado mundial
- iPhone é preferido das Mulheres, mas Android é para Homens