Nas viagens de avião, há sempre uns quantos passageiros que se levantam logo após a aterragem, encetando a agitação daqueles que não veem a hora de sair da aeronave. Para evitá-lo, este país vai começar a passar multas.
Na Turquia, os passageiros que se aglomerarem no corredor do avião ou se levantarem antes de a aeronave parar estarão sujeitos a multas, conforme a informação dada pelas autoridades.
A Direção-Geral da Aviação Civil da Turquia (em inglês, DGCA) publicou um documento a descrever as novas regulamentações. Estas visam reduzir os comportamentos perigosos e perturbadores dos passageiros durante o desembarque.
Conforme a imprensa, apesar de o valor da multa não estar especificado nesse documento, a rede turca Halk TV informou que pode ser de aproximadamente 2603 liras turcas (cerca de 60 euros).
Turquia destaca o “respeito pela prioridade de desembarque”
De acordo com o diretor-geral da DGCA, Kemal Yuksek, registou-se um “aumento significativo” dos casos em que os viajantes violam os procedimentos de segurança, colocando em risco “a segurança dos passageiros e da bagagem”, e interferindo na capacidade de outros viajantes saírem.
Esses casos incluem levantar-se, desatar os cintos de segurança, abrir os compartimentos superiores e obstruir o corredor enquanto a aeronave ainda está a dirigir-se à porta, bem como levantar-se ou mover-se para o corredor antes de chegar a vez da sua fila sair.
Perante este cenário, Kemal Yuksek instruiu as tripulações que chegam à Turquia para avisarem os passageiros que o não “respeito pela prioridade de desembarque dos passageiros à sua frente ou ao seu redor” resultaria numa denúncia às autoridades competentes.
As novas regras exigem que os passageiros permaneçam sentados e com o cinto de segurança até que o avião esteja completamente estacionado e a sua fila seja chamada para desembarcar.
Além disso, podem ser aplicadas multas por violações como abrir os compartimentos superiores ou tirar os cintos de segurança durante a aterragem.