O lançamento do Windows Phone 8 veio mostrar ao mundo como a Microsoft está a fazer evoluir o seu sistema operativo para smartphones. Com uma imagem mais polida e com novas funcionalidades, este novo SO partilha a base do que é actualmente o sistema operativo para dispositivos móveis da Microsoft, o Windows Phone 7 (7.5).
Ficou também a saber-se, por essa altura, que os actuais dispositivos que são suportados pelo Windows Phone 7 não poderiam ser actualizados para esta mais recente versão, o Windows Phone 8, mas que seria disponibilizada uma actualização que os tornaria mais próximos, o Windows Phone versão 7.8.
Mas desde a sua apresentação que não existem notícias do Windows Phone 7.8 e nem datas sobre a sua disponibilização.
Não foi totalmente do agrado dos utilizadores saberem que os seus equipamentos, a grande maioria com apenas poucos meses de utilização, iriam ser privados da actualização para a última versão e alguns até para esta versão intermédia.
A própria Microsoft não tem dado grandes informações sobre esta actualização, limitando-se a prometer para muito breve a chegada desta nova versão do Windows Phone 7. Até lá os utilizadores vão ter de aguardar.
Mas como sempre existe alguém que disponibiliza para o público – antes da data oficial – imagens ou vídeos das novidades, para que todos tenham acesso ao que será disponibilizado.
O vídeo abaixo mostra o Windows Phone 7.8 a correr num Nokia Lumia 510, que se espera que seja lançado nos mercados asiáticos nas próximas semanas e que trará já, provavelmente a versão 7.8 do Windows Phone instalada.
Por muito promissora que seja a nova versão do Windows Phone 7, ela será muito limitada quando comparada com o Windows Phone 8.
Apenas algumas funções vão transitar entre versões, tal como os live tiles ou o novo start screen. Todas as restantes funcionalidades vão ser exclusivas do Windows Phone 8.
Não é a solução ideal para quem apenas há poucos meses comprou um telefone topo de gama e tinha a esperança de actualizações constantes e periódicas, ao contrário do que alguns concorrentes fazem, mas pelo menos é dada a possibilidade de uma actualização para novas funcionalidades.