Pplware

Paga muito de eletricidade? Saiba se tem potência contratada adequada

A fatura da energia nem sempre é simpática para muitas famílias portuguesas. No entanto, é preciso analisar os contratos com o objetivo de conseguir poupar alguns trocos. Em 2018, João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente e da Transição Energética referiu que os portugueses poderiam pagar menos IVA na fatura de energia se a potência contratada fosse diminuida.

Saiba já se a potência contratada é a adequada para si.


Hoje (29/05) é o Dia Mundial da Energia e para marcar este dia a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos passou a disponibilizar um simulador que apoia os consumidores de eletricidade na escolha do escalão de potência contratada para instalações elétricas até 10,35 kVA.

Eletricidade: O que é a potência contratada?

A potência contratada é a potência máxima disponível, sendo escolhida pelo consumidor em função dos equipamentos elétricos que utiliza. A cada escalão de potência corresponde um preço específico na fatura. A potência contratada é medida em VA (Volt-Ampere).

Quanto maior for a potência contratada em sua casa, maior será o número de equipamentos elétricos que poderá ligar ao mesmo tempo. Existem 13 escalões de potência contratada, que vão de 1,15 kVA até 41,4 kVA. Os escalões de potência mais frequentes em Portugal são 3,45 kVA e 6,9 kVA.

Em declarações à TSF, a presidente da ERSE, Maria Cristina Portugal, dá um conselho:

A potência contratada deve ser escolhida pelo consumidor em função do número de equipamentos que o consumidor liga ao mesmo tempo e não por soma dos equipamentos” e quanto maior a potência contratada maior é o valor da fatura de eletricidade.

Não faz mal se o quadro disparar uma ou duas vezes durante o ano, se nunca disparou é porque está com potência a mais do que aquela que seria recomendada para os equipamentos que liga ao mesmo tempo.

Simulador de Potência Contratada – Saiba como usar

Que valor de potência devo contratar?

O valor da potência contratada deve ser o suficiente para satisfazer a potência agregada dos equipamentos que usa ao mesmo tempo. Quanto mais equipamentos elétricos quiser ligar ao mesmo tempo, maior terá de ser o valor da potência contratada.

Para escolher qual a potência que deve contratar tem de ter em conta os equipamentos elétricos que usa ao mesmo tempo. Por exemplo, pensar se num dia típico de inverno à hora do jantar usa ao mesmo tempo o aquecimento elétrico, o forno elétrico e o micro-ondas.

Os escalões de potência mais frequentes em Portugal são 3,45 kVA com 2,8 milhões de consumidores (45% do total) e 6,9 kVA com 1,6 milhões de consumidores (25% do total). Segundo a presidente da ERASE, mudar o escalão de potência é gratuito, pode ser feito o número de vezes que entender necessário e que devem reduzir a potência contratada àquilo que são os hábitos de consumo da sua família.

Simulador de potência contratada

Exit mobile version