Pplware

Está a chegar um novo sistema “contra” condutores embriagados

Por Hugo Sousa para PPLWARE.COM

Os condutores ainda conduzem com álcool no sangue e todos os anos as estatísticas mostram que este crime é uma das causas de morte nas estradas em todo o mundo.

Posto isto, são também várias as campanhas que acontecem de modo a tentar prevenir e incentivar as pessoas a não conduzirem sob o efeito do álcool, mas a verdade é os condutores continuam a fazê-lo!

Será que a tecnologia pode ajudar neste flagelo?

A tecnologia pode claramente dar uma ajuda grande. Já existem algumas soluções no mercado que podem ajudar a prevenir estas situações, como é o caso dos barómetros inteligentes, mas a verdade é que esses dispositivos não têm evitado que o número de acidentes nas estradas aumente devido consumo excessivo de álcool. E se existisse um serviço ou até mesmo um produto que funcionasse como um dispositivo de bloqueio de ignição?

Esse foi o foco de estudo de um grupo de investigadores na Alemanha. O projecto, denominado de Alcohol Language Corpus, tem como suporte a construção de uma base de dados que contém padrões presentes na fala de pessoas sob o efeito de álcool, sendo este projecto o primeiro do seu tipo.

A ideia principal deste grupo de investigadores é conseguir integrar a sua base de dados na tecnologia presente nos veículos actuais (o controlo por voz e outros do género), sendo que para isso a base de dados seria integrada como uma biblioteca de áudio, permitindo detectar se o condutor estará ou não sob o efeito de álcool. Deste modo, caso o condutor esteja bêbedo será activado o dispositivo de bloqueio de ignição, impedindo mesmo a pessoa de conduzir sob o efeito de álcool.

Esta é ainda uma primeira versão do sistema e está neste momento numa fase de testes, pois existem ainda algumas questões que devem ser melhoradas, como por exemplo o número de línguas aceites e também o facto de que o sistema poder ser enganado pela voz de outra pessoa não alcoolizada e que acompanhe o condutor.

Mas, com certeza, se este projecto for trabalhado e desenvolvido, poderá vir a ser uma excelente solução para diminuir o número de acidentes que acontecem tanto nas estradas portuguesas como um pouco por todo o mundo.

[Via | Fonte]

Exit mobile version