PplWare Mobile

Está a chegar um novo sistema “contra” condutores embriagados

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Fernando Costa says:

    Não me parece uma boa ideia…e se eu precisar mesmo do carro para uma urgência? E se eu estiver dentro de casa e quiser colocar o carro na garagem? Parece-me que não será com este sistema que o problema fica resolvido. O conduzir embriagado é cultural.

    • paulex says:

      Boa tarde Fernando, este tipo de sistema protege o “embriagado” e os outros utilizadores do espaço público/privado onde se encontre o veículo. Julgo que conduzir “alcoolizado” numa situação de emergência é aumentar exponencialmente a probabilidade de ocorrência de um acidente e guardar o carro estando “alcoolicamente muito bem disposto” também pode trazer danos físicos e materiais (se a garagem exigir perícia”, isto para não mencionar crianças e animais que possam andar pela casa… Mas cada caso é um caso. Uma coisa é certa o alcool afecta directamente a percepção da realidade que nos envolve e neste contexto um veículo inadvertidamente pode se tornar num instrumento de tragédia.

    • CPaiva says:

      Já existe no estado do Nevada (Las Vegas) há anos. Vejam a Nevada Ignition Interlock Laws – USA. Façam parceria, adaptem e comercializem.

    • Pedro says:

      Se estiveres sob o efeito do álcool não deveria por o carro na garagem (pois os familiares, vizinhos, animais, etc, podem se aleijarem ou morrerem com essa atitude), se precisar do carro para urgência não deverias conduzir. Realmente “O conduzir embriagado é cultural” e tu acabas de provar isso!

    • Gerardo says:

      Se precisares de um carro para uma emergência e tiveres bêbado ficas na mesma situação de quem tem uma emergência e não tem carro. Podes a um amigo, chamas uma ambulância ou desenrrascaste conforme a gravidade da situação. E eu acho muito bem. Os condutores responsáveis dispensam bêbados nas estradas.

    • Imparcial says:

      @”O conduzir embriagado é cultural”

      Hmm, imaginemos o seguinte.

      “Você está bastante sóbrio, 0.0 no balão, vai a conduzir feliz e responsavelmente pela estrada fora a 80 Km/h com o limite máximo de 100. Entretanto, um outro cidadão, cheio de cultura 3.x (3.3 no balão), aparece, no sentido contrário, a 200 Km/h e, devido ao seu estado despista-se, bate de frente contra si a toda a velocidade. Você nem teve tempo para se defender de tão rápido que foi.

      Os estragos são imensos. Ambos os automóveis ficam irreparáveis. O ‘cultura 3.x’ safa-se com alguns arranhões. Já o outro condutor perde um membro superior e fica com as duas pernas completamente esmagadas, isto, além de ter uma grave lesão na coluna. Nunca mais voltaria a andar.”

      Numa situação dessas continuaria a defender essa cultura?
      É importante referir que sem estar alcoolizado o “3.x” é extremamente responsável a conduzir.

      Um condutor alcoolizado é muito mais perigoso para outros condutores do que para si próprio.

      Espero que nunca tenha de passar por uma situação dessas para se lembrar da mensagem que todos aqui lhe estão a tentar passar pelo seu comentário.

      Lembre-se: “Se beber (álcool) não conduza”. Todos ganhamos com isso.

    • Cristiano Alves says:

      Para isso não bebes… que anormalidade de comentário…
      Precisas do carro com urgência, tipo o que? Tens serviços de emergência activos 24h/24h…
      Não consigo entender como é que ainda ha quem argumente a favor de uma condução alcoolizada…

      Vamos a ver e precisamos de um sistema idêntico, mas para as pessoas poderem ou não comentar na internet…

  2. Ricardo says:

    Ou então se entra-se no carro com amigos embriagados?? havia de ser lindo para arrancar com o carro.
    E se o condutor não falar??

  3. Arlindo says:

    Um bom sistema era… prisão efectiva!
    Fixed 🙂 Não vale a pena complicar.

    • Pedro says:

      Apoiado!!!
      Uma vez pedi a um amigo meu não conduzir por estar embriagado. Falei dos perigos mas ele queria namorar…
      Assim que virei fui embora ele conduziu seu carro até ser parado pela polícia. Tinha carta provisória e foi apreendida. Depois teve a lata de me pedir para eu testemunhar a favor dele.

    • vjsoares says:

      que idade tens arlindo?!

      tens carta?!

      Nunca fizeste uma asneira, pequena que fosse?!!

      Deves ser o Deus da Perfeição!!!!!

      • Cristiano Alves says:

        outro advogado do diabo… que mania de justificar os nossos erros pelos erros dos outros…
        La por ter errado numa situação ou outra da sua vida ou não ser deus, implica que não pense e não faça asneira nesta situação concreta?
        Que ridiculo…

      • Pedro says:

        Penso que o artigo não é sobre cometer certos tipos de asneiras, mas sim de perigos cometidos por estar sob efeito de álcool.

      • Pedro says:

        Prisão é o mínimo para quem conduz embriagado!!!

      • Rui Rebelo says:

        Caríssimo, tenho 24 anos e carta desde os 18(6 anos de carta) e nunca conduzi alcoolizado. E mais lhe digo, já fui parado pela policia para teste do balão a 200 metros de uma discoteca de onde tinha acabado de sair e acusei 0.00 gm/l. E quando quero ir para os copos é simples ou não conduzo ou se conduzir bebo sumo.

  4. paulo oliveira says:

    Melhor mesmo é um terminal de recolha no sangue no volante e/ou punho da caixa de velocidades, para analisar o sangue e não deixar o carro arrancar.

    cada coisa………………

  5. Benchmark do iPhone 6 says:

    Em relação aos que, numa auto-estradas com três faixas, vão a 120 na faixa do meio, quilómetros e quilómetros, com a da direita completamente livre, não se pode fazer nada?

  6. Pedro says:

    Pelo que é apresentado este sistema analisa a voz do condutor, então e se o mesmo, na mais pura da brincadeira, fazer voz de alcoolizado (trocar-se todo a falar ou arrastar a voz) e apesar de estar completamente bem também ia ficar completamente proibido de conduzir?
    A ideia em si parece boa mas deve ser impossível detectar o estado de pagode do condutor 🙂

  7. SC says:

    E se um gajo tiver problemas de dicção, for gago ou fanhoso? Este sistema irá funcionar na sua plenitude? 😉

  8. LOL não deverá é ser muito dificil o sistema se enganar!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.