Pplware

Esquema de falsificação de euros desmantelado em Portugal

No passado dia 15 de fevereiro, a Polícia Judiciária, em cooperação com a Polícia Nacional Espanhola e a Europol, detiveram dois homens e uma mulher, com idades entre 21 e 55 anos, suspeitos de produzir moeda falsa em euros em Elvas.

Com recurso a tecnologia apropriada, o grupo produziu milhares de notas, principalmente de 20 e 50 euros.


Segundo o que é avançado na imprensa, no decurso da investigação, que começou há cerca de seis meses, verificou-se que este grupo era responsável pela produção de milhares de notas, principalmente de 20 e 50 euros, com a distribuição dirigida a Portugal e a Espanha. Estas contrafações foram detetadas em outros 8 países europeus: Alemanha, França, Itália, Áustria, Bélgica, Estónia, Holanda e Suíça.

No âmbito desta operação, foram realizadas 9 buscas domiciliares, com 1131 notas de 20 euros, 401 notas de 50 euros e 49 notas de 500 euros com um valor nominal total de 67170 euros. Além destas, foram também encontradas 14 notas de 10 000 francos da República Centro-Africana.

No decorrer da operação foi desmantelada uma completa oficina de impressão ilegal, incluindo a apreensão de guilhotinas, matrizes de imprensa, rolos de fita holográfica, computador e impressoras. Os ficheiros de computador relacionados a essa atividade ilegal também foram identificados.

A Europol, que é atualmente a repartição central de combate à contrafação do euro, tem como missão contribuir para uma Europa mais segura, prestando assistência às autoridades responsáveis de forma a garantir o cumprimento da lei nos países da UE.

Os detidos foram interrogados na passada sexta feira no Tribunal Judicial de Elvas.

Exit mobile version