Pplware

Eric Schmidt: NSA já não consegue ler dados da Google

As questões de segurança que foram levantadas quando o escândalo da NSA foi revelado mostraram aos utilizadores quão frágeis são as medidas que as empresas da Internet implementam com os seus dados.

A Google foi uma das visadas nesse processo e agora Eric Schmidt, Chairman da Google, anunciou que esse problema está ultrapassado e que as entidades governamentais, de qualquer país, já não conseguem ler os dados da Google.

Durante uma entrevista que deu no evento SXSW, o Chairman da Google anunciou que foram tomadas medidas para aumentar a segurança dos dados dos utilizadores e que a sua implementação está já terminada, sem que no entanto tivesse revelado quais foram essas medidas.

Assim os ataques de que foram alvo no passado estão já mitigados e dificilmente voltam a acontecer, estando os dados protegidos contra intenções maliciosas de roubo.

Do pouco que Eric Schmidt revelou, soube-se que a forma que a Google encontrou para prevenir esse roubo de informação passou pelo aumento da cifra dos dados, não apenas nos seus servidores, mas também na comunicação dessa mesma informação entre os datacenters que tem espalhados no mundo,

We are pretty sure that now the info inside of Google is safe from prying eyes, including those of the US government

Apesar destes mecanismos e da segurança adicional, a Google continua obrigada a fornecer informação em caso de pedidos recebidos por tribunais mais secretos e também ao abrigo do Patriot Act.

Eric Schmidt comparou a espionagem que alegadamente a NSA e o governo Norte Americano fizeram à Google e aos seus utilizadores com a que outros governos fizeram, nomeadamente o Chinês em 2010.

We were attacked by the Chinese in 2010. We were attacked by the NSA in 2013

Com estas medidas de segurança adicionais a Google pretende garantir que casos como os que foram relatados por Edward Snowden voltem a acontecer, sendo preservada a segurança e integridade dos dados dos seus utilizadores.

Todos os passos dados no sentido de protegerem os dados dos utilizadores são importantes e necessários pois, como foi amplamente visto, estas agências aproveitam e exploram as mínimas falhas e brechas para conseguir aceder à informação.

Eric Schmidt revelou que acredita que a encriptação dos dados conseguirá dar ainda uma maior transparência à Internet e aos seus utilizadores, em países onde este acesso é controlado pelo estado e que filtra e bloqueia o acesso livre à informação.

Exit mobile version