Eric Schmidt, o chairman da Google, é bem conhecido de todos. Os seus comentários e as suas opiniões sobre os mais variados temas relacionados com tecnologia são já um marco e uma fonte de intermináveis comentários.
Num vídeo criado pelo canal televisivo Bloomberg, este líder da Google apresentou as suas previsões para o ano que se aproxima. Algumas são quase óbvias, mas outras podem ser o caminho que a Google irá seguir no ano de 2014.
Estas previsões são o que Eric Schmidt espera que venham a ser os principais motores e as principais correntes que se vão desenvolver no próximo ano, dando uma ideia precisa do que nos espera.
A primeira e de todas as mais óbvia. Os consumidores abraçaram os dispositivos móveis e neste momento todos, ou quase todos, temos um smartphone, ou um tablet.
Associados a estes novos dispositivos, que lentamente foram ganhando o seu espaço, está todo um conjunto de aplicações e de software que lhes dá vida e que os sustentam.
Outra área que é esperado avanços é a genética. A sequência de ADN e a investigação nesta área será, segundo Eric Schmidt uma outra área de investigação onde vão surgir novidades e muitas notícias e descobertas.
Associado a toda esta investigação vão surgir também novidades associadas à melhoria da vida e à cura de doenças como o cancro.
Mas Schmidt fala ainda neste vídeo das suas maiores falhas de previsão. A maior de todas foi o subestimar do crescimento e importância das redes socais. Este será um erro que Schmidt e a Google não vão voltar a cometer. A prova disso é o crescimento, em funcionalidades e em utilizadores, que o Google Plus está a ter e que vai ser continuado.
Os planos da Google para 2014 são também apresentados, mas de forma muito geral, sem que seja apresentado qualquer detalhe para além do esperado investimento e crescimento que esta empresa espera ter neste ano que está a chegar.
A prova disso foram as recentes aquisições de empresas associadas à robótica e todas as experiências que fizeram este ano associadas ao disponibilizar da Internet em locais remotos.
Assistam ao vídeo e vejam o que Eric Schmidt tem como previsões para o próximo ano.
Curiosa é uma frase que Eric Schmidt apresenta sobre a Google. É dito que a chave e os limites ao crescimento da Google estão associados à sua capacidade de inovação.
Depois de terem perdido durante algum tempo o comboio das redes sociais, a Google irá com certeza crescer nesta área.
O Android será outra certeza, tanto mais que, como Eric Schmidt disse, os dispositivos móveis já ganharam a sua batalha.
Considera estas previsões realistas?