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Encontro Tablets: Uma Nova Era de Comunicação – 1ª Parte

Foi ontem, dia 23 de Novembro, que decorreu o Encontro Tablets: uma nova Era de Comunicação, organizado pelo semanário Expresso no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.

Esta conferência teve como objectivo analisar a forma como o mercado emergente dos tablets constitui um factor de oportunidade e inovação na imprensa, face à cada vez maior mobilidade de conteúdos, seja através de portáteis, smartphones e agora recentemente, tablets.

Esta 1ª parte foca-se essencialmente no primeiro conjunto de oradores nacionais e internacionais provenientes de empresas como o Grupo Impresa, Innovation Media Consulting e ainda a britânica The Times.

Os nomes mais sonantes desta guerra de tablets são o iPad da Apple e o Galaxy Tab da Samsung, cada um deles defendendo o seu sistema operativo, iOS e Android respectivamente. Ambos foram já foram analisados no PPLWARE aqui e aqui, mas é no mercado da imprensa que estes novos brinquedos se poderão revelar uma mais valia.

Na nota de boas-vindas, Pedro Norton, Vice-Presidente do Grupo Impresa, falou acerca da posição do Grupo nesta nova realidade, pretendendo estar presente num grande número de títulos já no 1º semestre de 2011. Após esta muito breve nota, seguiu-se a primeira apresentação.

Tablets: the big picture

09h45 – Juan Antonio Giner, Fundador e Presidente da Innovation Media Consulting

Juan Antonio Giner começa a sua apresentação afirmando: “A salvação dos produtos em papel não são os tablets. Há que criar conteúdo que se adapta melhor aos novos dispositivos”.

“Se não fizermos nada agora, alguém fá-lo-á!”

De seguida, Giner mostrou quem são os “alguéns”  que já se colocaram na fila da frente das empresas inovadoras na área dos tablets:

Todas estas empresas começam já a produzir conteúdo único e rico, apropriado aos tablets. Nas suas palavras “Não é a garrafa, é o vinho!” explica que “o problema não são os dispositivos móveis, mas sim os novos conteúdos multimédia”, sendo necessário concentrarmo-nos no conteúdo e na audiência a esse mesmo conteúdo. Giner acrescenta ainda que “os tablets são os novos integradores dos media”, pois conseguem integrar todos os conteúdos multimédia, livros, filmes, músicas, jornais, revistas, num só dispositivo, verdadeiramente portátil.

Por fim, é-nos antecipado o futuro: o novo “tablet de borracha”. No futuro os tablets não serão peças sólidas, mas sim dispositivos maleáveis e resistentes a líquidos. Com esta antecipação, Giner apresenta o protótipo da Innovation,  The Newsslate, cujas palavras de ordem são “desdobramento, flexibilidade e integração”.

Uma viagem à volta dos Tablets: alguns exemplos de aplicações para Galaxy e iPad

10h15 – Pedro Monteiro, Coordenador de Arte Digital do Grupo Impresa

Pedro Monteiro começa por afirmar, à semelhança do orador anterior, que o conteúdo clássico dos media não pode ser o mesmo conteúdo dos tablets, o touchscreen é um novo intermediário na interacção pessoa-máquina, apelando mais à proximidade ao contrário do rato e teclado do vulgar PC. Por esta razão “há que repensar as narrativas”, conclui Monteiro.

Existem 3 formas de colocar conteúdos num tablet:

Em relação ao Galaxy Tab, Pedro Monteiro refere que, como o dispositivo ainda não saiu nos EUA, ainda não teve o impulso necessário no mercado, por isso é natura que se encontrem bem mais aplicações para iOS do que para Android.

De seguida, foram mostradas a funcionar ao vivo 3 apps nas quais o Grupo Impresa trabalhou: Expresso, Visão e Caras. A primeira, Expresso, foi mostrada num Galaxy Tab e insere-se na categoria das aplicações dinâmicas, já faladas anteriormente – proporciona ao leitor, além do conteúdo normal do Expresso, uma nova foto por dia, assim como a possibilidade de ver por alto todos os artigos sob a forma de uma imagem ou vídeo, se for o caso.

A aplicação Visão é semelhante e a Caras é especialmente curiosa, quando nos permite vestir uma série de personalidades numa passadeira vermelha, com os vestidos da moda (as senhoras vão adorar).

A transição do papel para o digital

10h30 – John Hill, Design Editor do The Times

John Hill veio ao Encontro Tablets falar da sua experiência ao longo do desenho da nova aplicação do The Times para iPad – a fase de rabisco da interface, com papel e caneta, tendo o cuidado de manter todos os elementos de layout transversais aos diversos media – jornal, site e tablet – mantendo também a fluidez de navegação a que estamos habituados no iPad. “A versão iPad do The Times não pretende substituir o website ou o jornal! Mas se os leitores passarem a comprar esta versão, não faz mal!”. Até as famosas “Crosswords” não foram esquecidas nesta versão tablet.

Hill fala também de alguns exemplos de conteúdo rico na sua aplicação, Wall Of Debt, um visualizador gráfico da dívida do Reino Unido; World Cup, onde se pode ver os resultados e estatísticas dos jogos e jogadores; e ainda Health Indicators, onde são mostrados mapas com informação aumentada, muito interessante – vejam o vídeo.

A Eureka, a revisa científica suplemento do The Times, é uma revista com 1 ano e que já tem versão em iPad. Com a sua interface muito peculiar, permite ultrapassar a dificuldade que o leitor tem em saber a “grossura” da revista, e assim prever o tempo de leitura. Para isso a Applied Works, empresa que fabrica este tipo de conteúdos para o The Times, adoptou uma interface inovadora, uma espécie de rede de neurónios para relacionar os vários temas no interior da revista, tendo o leitor noção da profundidade e quantidade de temas abordados na mesma.

Hill refere algumas das suas aprendizagens ao longo da sua experiência:

Após o término desta apresentação lançou-se um pequeno debate entre o moderador do Encontro e os oradores convidados John Hill e Juan Antonio Giner.

Orador: Para o The Times, como é que o mercado iPad está a crescer no Reino Unido?

John Hill: Já temos mais de 200.000 subscrições, o nosso modelo de negócio assenta actualmente sobre o iPad, em que o leitor tem os conteúdos disponíveis às 04h00 da manhã, pelo jornal à porta de casa tem às 07h00 da manhã e pelo website tem todo o dia.

Orador: Acha que as edições mobile devem ser grátis ou pagas?

Juan Antonio Giner: Pagas sem qualquer dúvida, só a publicidade presente nestes meios não financia de longe a criação destes conteúdos específicos.

Por fim, fez-se um pequeno intervalo para um merecido coffee-break, onde tive oportunidade de experimentar alguns Galaxy Tab que estavam em exposição num stand da Vodafone. Infelizmente não me pude habilitar a ganhar um brinquedo destes, que ia ser mais tarde sorteado, devido a confusões com a lista da imprensa. Fica para a próxima. 🙂

Deixo-vos esta 1ª parte do Encontro Tablets, amanhã de manhã não percam a 2ª parte. 😉

Lanço a seguintes questões para os nossos caros leitores:

Acredita que os conteúdos para tablet deverão/terão de ser pagos, tal como Juan Antonio Giner afirma?

Acredita que o mercado dos tablets será lucrativo na imprensa portuguesa?

Acredita na substituição dos meios da imprensa actuais por tablets?

Ficamos à espera das vossas opiniões.

Nota: Todas as fotos são propriedade do site aeiou.expresso.pt.

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