Pplware

Em breve chegam telefones dual-boot Android e Windows Phone

A guerra dos sistemas operativos, que decorre à anos nos Desktops, passou para os dispositivos móveis, com os mesmos argumentos e os mesmos players.

Todos têm argumentos para serem os melhores do mercado e as marcas fazem questão de terem nos seus dispositivos os sistemas operativos que mais agradam aos utilizadores.

Não é frequente existir dispositivos com dois sistemas operativos, mas está para breve a chegada dos primeiros smartphones com dual-boot, de Android e de Windows Phone.

A primeira marca que pretende colocar no mercado este tipo de dispositivos será a Karbonn Mobiles, um construtor Indiano de dispositivos móveis.

Estes smartphones vão ter a capacidade de arrancar com o sistema operativo que o utilizador desejar, podendo escolher entre o Windows Phone e o Android.

Esta inclusão dos dois sistemas operativos no mesmo dispositivo é apenas possível depois de a Karbonn ter assinado um acordo com a Microsoft que permite esta mistura.

Segundo foi anunciado pelo seu chairman, Sudhir Hasija, a Karbonn teve autorização da Microsoft depois da chegada ao mercado dos Nokia X e da empresa de Redmond ter diminuído os entraves à inclusão de novos parceiros e de ter alargado as regras.

Microsoft has eased the regulations and is opening up its platform for other players. We signed the agreement two days ago and will launch a range of Windows phones in about three months

A notícia desta vontade da Karbonn de lançar dispositivos dual-boot surgiu no jornal Times of India, onde o CEO da empresa Indiana anunciou as novidades, não apenas referentes ao acordo, mas também há vontade de lançar os equipamentos com capacidade de correr os dois sistemas operativos

Não existem ainda datas de lançamento dos dispositivos dual-boot da Karbonn, mas foi anunciado que estes chegariam ao mercado nos próximos meses, estando Junho na mira de Sudhir Hasija.

O público alvo destes novos equipamentos não serão os utilizadores comuns, mas sim profissionais e consumidores ávidos de equipamentos tecnológicos de ultima geração.

A ideia de ter dois SO’s num aparelho não é nova, mas na verdade nunca foi muito bem sucedida. Existem vários projectos que pretendem dar esta capacidade de escolha aos utilizadores, mas que nunca passaram a produção.

Rumores recentes deram como certa a intenção da Microsoft de propor um cenário similar à HTC, tentando que esta adicionasse o Windows Phone aos dispositivos Android, mas nunca se concretizou a sua intenção. A proposta teria incluído a diminuição substancial do preço de licenciamento do Windows Phone.

Exit mobile version