Pplware

Cápsula submarina de Elon Musk, uma simples “jogada de marketing”

A semana passada ficou marcada pelo resgate bem sucedido dos rapazes e do seu treinador de futebol de uma gruta na Tailândia. Em clima de mundial de futebol, chegou-se mesmo a dizer que estes resgatados e todas as equipas envolvidas é que foram os grandes vencedores.

Durante o processo de resgate houve um nome que se quis fazer ouvir e que se disponibilizou a ajudar, com soluções rapidamente apresentadas: Elon Musk… Mas não terá sido a sua presença uma simples jogada de marketing?


A solução de Elon Musk para resgate das crianças na Tailândia

No passado domingo, na Tailândia, deu-se início ao resgate das crianças presas no interior de uma gruta, na sequência de chuvas torrenciais que alagaram de forma súbita parte da caverna. Apesar da morte heroica de um dos mergulhadores e de todos os obstáculos a que estavam sujeitos para sair da gruta, a operação de resgate foi bem sucedida.

Desde início que Elon Musk se disponibilizou a ajudar no resgate com a sua tecnologia e conhecimentos, tendo mesmo chegado a apresentar uma cápsula submarina que poderia ser utilizada para transportar as crianças no percurso por baixo de água, visto que nenhum sabia nadar, nem tão pouco mergulhar.

Esta cápsula foi uma adaptação de um tubo de transferência de oxigénio líquido de um foguete do Falcon da SpaceX, num submarino leve e estreito para atravessar a caverna.

Dentro desta cápsula, cabe um homem de estatura média com os braços cruzados (tendo 31 cm de diâmetro), que pode ser transportado com auxílio de dois mergulhadores, de forma segura dentro de água.

As dificuldades de utilização de uma cápsula submarina

Apesar dos testes à cápsula terem sido efetuados dentro de uma piscina com sucesso qualquer cidadão comum se questionou quanto à real utilidade de um tubo rígido no resgate, tendo em conta a descrição da gruta e dos seus obstáculos feita pelas autoridades.

Sabia-se que havia passagens tão estreitas que as pessoas tinham que contorcer o corpo e rastejar para que conseguissem avançar.

He can stick his submarine where it hurts

Um dos mergulhadores que esteve envolvido no resgate Vern Unsworth foi questionado quanto aos pensamentos em relação à cápsula submarina de Musk e a resposta não poderia ter sido mais clara:

Ele pode enfiar o seu submarino onde dói

Mas depois desta frase, o mergulhador desenvolveu o seu pensamento e explicou que o submarino entregue à equipa de resgate não tinha qualquer hipótese de ser útil, simplesmente, porque foi criado sem que existisse qualquer conhecimento prévio de como é que era a caverna.

O submarino tinha quase dois metros e era rígido, sendo impossível percorrer todo o percurso e contornar os obstáculos, não seria sequer capaz de atravessar os primeiros 50 metros de trajeto dentro de água.

Para Vern Unsworth tudo não passou de uma jogada de marketing. Jogada esta que parece ter-se confirmado com a entrada de Musk na gruta, no último dia dos resgates, que, segundo o mergulhador, foi imediatamente convidado a sair de lá.

|Via

Exit mobile version