Pplware

E se um Drone embatesse na asa de um avião? Veja o vídeo

Os drones são hoje amplamente usados para as mais diversas atividades. No entanto, há quem goste de arriscar e causar pânico. Levam estas pequenas aeronaves a voar junto dos aeroportos e dos aviões, causando vários problemas. Por exemplo, em Portugal há relatos que alguns destes drones já fizeram parar o Aeroporto de Lisboa e do Porto.

E se um Drone embatesse na asa de um avião? Qual seria o impacto?


Embora sejam ótimas ferramentas para fotografia, filmagens ou lazer, os drones podem também representar algum perigo para o espaço aéreo quando usados de forma incorreta. De acordo com a legislação em vigor, os drones com um peso inferior a 150 kg têm de cumprir a legislação de cada país, levando assim a uma fragmentação do mercado e a níveis de segurança diferentes em toda a União Europeia.

 

E se um Drone embatesse na asa de um avião?

Muito se fala sobre drones e perigos que estes acarretam para os aviões. E se um Drone embatesse na asa de um avião, qual seria o impacto causado?

Foi com base nesta dúvida que Instituto de Pesquisa da Universidade de Dayton produziu um vídeo para demonstrar os efeitos do embate de um drone contra uma asa de avião.

Para simular tal cenário de desastre, foi usado um DJI Phantom 2, que pesa cerca de 1 Kg (já com bateria incluída), contra a asa de um avião comercial (Mooney M20) a deslocar-se a 383 km/h.

Veja as consequências:

Apesar do drone ser pequeno e até pouco pesado, os efeitos do embate são assustadores. Como se pode ver pelo vídeo anterior, o impacto do drone contra a asa causa grande estrago, podendo afetar seriamente o funcionamento da asa do avião e, por consequência, a estabilidade do próprio avião.

Veja todas as explicações técnicas no vídeo seguinte:

Como já várias vezes temos alertado, há legislação que deve ser conhecida e há autorizações necessárias para poder voar com estes dispositivos. Cada vez estes drones têm mais alcance, mais tecnologia, mais velocidade e usados em locais não autorizados, por vezes até em cenários que colocam em risco centenas de vidas humanas.

Via

 

Leia também:

Exit mobile version