Porque a nossa prioridade é a qualidade da informação que chega aos nossos leitores, escolhemos alguns artigos publicados ao longo da semana que passou e que reflectem o que de mais relevante se falou no mundo tecnológico no Pplware.
O Nexus 6, lançado sob a marca da Motorola, foi um dos smartphones mais aguardados do final de 2014. As expectativas eram enormes e hoje a curiosidade por este equipamento continua a ser elevada por parte dos nossos leitores.
Como tal, desafiámos um dos nossos leitores, Gil Mendes, utilizador de um Nexus 6, a desenvolver uma análise completa a este smartphone mas numa visão diferente do habitual aqui no Pplware.
Os sistemas dependem de autenticações fortes para garantirem a sua segurança e manter fora todos os que procuram invadi-los. Por norma esta segurança está garantida, excepto quando os sistemas ficam comprometidos.
Esta não é uma situação normal, mas agora surgiu um novo malware que vem colocar em causa a utilização das passwords. O Skeleton Key consegue contornar esta autenticação e dar acessos não autorizados em sistemas Windows.
Apesar de ser um factor que não influência muito na hora da compra, a verdade é que a autonomia de um dispositivo móvel é sem duvida um dos aspectos mais importantes no dia a dia.
Avaliar a autonomia de um dispositivo é sempre uma tarefa complexa, isto porque diferentes equipamentos têm diferente hardware (ex. ecrãs de tamanhos diferentes, diferentes CPUs, etc).
Mesmo assim o site PhoneArena disponibiliza uma secção de benchmarks, onde é possível saber qual o equipamento que oferece melhor autonomia.
O sucesso da Xiaomi tem deixado muita gente admirada e as acusações de aproveitamento de estéticas de outras marcas e de cópias declaradas são uma constante. Mas a Xiaomi tem conseguido estabelecer a sua posição no mercado de forma firme, sendo hoje um dos gigantes na indústria dos smartphones.
Uma das causas para este sucesso é o preço de venda dos dispositivos, tendo sido agora apresentadas as verdadeiras razões para a Xiaomi conseguir manter estes números de vendas.
As passwords continuam a fazer parte dos tradicionais sistemas de autenticação de utilizadores e máquinas.
Por norma, uma password forte garante uma melhor segurança mas, a verdade, é que os utilizadores continuam a usar passwords óbvias, como por exemplo, números (ex.123456), nomes dos filhos, cão, gato, data de nascimento, etc.
Passado mais um ano, a SplashData divulgou o TOP 25 das passwords mais populares de 2014.
Depois de ter sido desvendado em Setembro o mistério do novo nome para o Windows, foi em Outubro que o Windows 10 apareceu disponível numa versão Technical Preview.
Hoje, a Microsoft apresenta oficialmente “a nova versão” daquele que é o sistema operativo mais popular do mundo e que é usado em todo o universo por cerca de 1,5 mil milhões de utilizadores.
Este é também o Windows da unificação, será um sistema operativo transversal a todo o tipo de dispositivos, podendo funcionar em desktops, tablets, smartphones, em dispositivos da Internet das coisas e até na Xbox One. Acompanhe o evento para ficar a par de todas as novidades… já a seguir, pelas 17 horas!
O Touch ID foi um recurso fantástico que a Apple incluiu no iPhone 5S, há pouco mais de um ano. Desde essa altura, e dado o sucesso do dispositivo de segurança, outros equipamentos receberam o leitor de impressões digitais.
Tendo em conta a usabilidade e segurança do leitor biométrico é de esperar que mais dia menos dia os novos Macs também tragam esta funcionalidade. Enquanto esse dia não chega, que tal usar o Touch ID do seu iPhone ou iPad para desbloquear o seu Mac?
Para o evento da Microsoft esperavam-se novidades relacionadas com o Windows 10, as aplicações que gravitam em torno destes novo SO e, eventualmente, novo hardware que o pudesse correr.
Mas a Microsoft conseguiu apresentar algo novo e revolucionário, numa área que começa agora a dar os primeiros passos, a realidade virtual.
Com uma solução já madura e que consegue dar ao utilizador uma experiência de imersividade completa, o Microsoft HoloLens aposta nos hologramas para criar novas interfaces e novos mundos virtuais.
Uma comunicação privada deve manter-se privada! Não? Deveria ser, mas são poucos os casos onde isso acontece. Um texto submetido num serviço de chat nem sempre é tratado da forma mais segura e pode estar a ser monitorizado por terceiros.
Projectos como o PRISM da NSA e outros mais que por aí haverão, fazem os utilizadores ponderar mais acerca da sua privacidade e procurar recuperá-la a todo o custo. Skype, Facebook Messenger, WhatsApp, Viber? São serviços para esquecer…
Joe Belfiore tinha prometido na apresentação das novidades do Windows 10 que na próxima semana seria possível ter acesso a uma nova versão deste sistema operativo.
Mas a Microsoft resolveu antecipar esta nova versão e é possível já hoje ter acesso a todas as novidades que foram apresentadas.
A nova Build do Windows 10, a Build 9926, está já disponível para todos os que estão inscritos no programa Insiders.