Pplware

É importante criar partições no disco do seu PC?

Com a evolução da tecnologia nos mais vários diversos segmentos, há conceitos/técnicas que se têm vindo a perder e outros simplesmente a renovar. Na área do armazenamento de dados não volátil a grande maioria dos conceitos/técnicas ainda se mantêm, especialmente para discos mecânicos, apesar do salto significativo no que diz respeito à capacidade de armazenamento que actualmente é oferecido pelos discos.

Mas, com tanta tecnologia, continua a ser importante criar partições no disco do seu PC?

A resposta é obviamente sim! Particionar um disco (seja de pequena ou grande capacidade de armazenamento) traz um conjunto de vantagens das quais destacamos:

Suporte para vários sistemas Operativos

Ter várias partições significa que podemos ter, separadamente, vários sistemas operativos . Apesar de ser possível instalar mais do que um sistema operativo numa única partição a verdade é que a co-existência nem sempre é pacífica até porque em alguns casos usam sistemas de ficheiros totalmente diferentes.

Ter mais do que um sistema operativo na máquina significa também que temos sempre (pelo menos) um sistema operativo de backup.

Diferentes Sistemas de Ficheiros

Como já referido, ter um disco com partições significa que podemos também ter vários tipos de sistemas de ficheiros (estruturas desenhadas para gerir e manter os ficheiros em cada partição). Há sistemas de ficheiros mais rápidos, mais fiáveis, mais completos, etc. Por exemplo o Windows usa tipicamente o sistema de ficheiros NTFS e o Linux o ext4.

Gestão de espaço

Tendo o disco particionado é muito mais fácil de fazer a gestão do espaço disponibilizado por partição do que no seu todo.  Além disso podemos definir permissões para as diversas partições, quotas, partilhar partições, etc.

Falhas /Erros

Como sabemos os discos mecânicos não são imunes a falhas. Os populares “bad sectors”  ou a existência de problemas ao nível do sistemas de ficheiros podem fazer com que os utilizadores percam informação. Se um sistema de ficheiros tem problemas o outro, à partida, está salvaguardado.

Segurança

Como já referido, a segurança é um dos aspectos mais importantes quando falamos em informação. Ao criarmos partições podemos definir vários tipos de permissõessegurança para os mais diversos utilizadores.

Backup

Com mais do que uma partição podemos ter sempre um backup dos dados. É claro que os backups devem ser sempre realizados para dispositivos físicos diferentes mas, não havendo essa possibilidade no imediato, podem sempre copiar os dados importantes para uma outra partição do sistema. Por exemplo, se a sua máquina for infectada por um ransomware, na partição C, podem ser a informação salvaguardada, por exemplo, na partição D (isto antes de ser atacado).

E são estas algumas das vantagens de ter partições no seu disco. Poderão haver também desvantagens, como em tudo, mas as vantagens são certamente em maior número.

Quantas partições tem criadas no seu disco?

Exit mobile version