Pplware

Portugal: Drone entrega telemóveis na cadeia de Custóias

Nos últimos meses têm sido várias as notícias sobre a tentativa de levar telemóveis para dentro dos estabelecimentos prisionais. Além disso, recentemente, foram apanhados 79 telemóveis na prisão de Paços de Ferreira e muito outro material tecnológico.

Sabe-se agora que há drones a entregar telemóveis nos estabelecimentos prisionais portugueses.


Já há algum tempo que havia indícios de que estavam a ser usados drones para introduzir artigos proibidos nas prisões portuguesas e, na madrugada terça-feira, um destes pequenos aviões não tripulados foi filmado por uma câmara de videovigilância a largar uma encomenda de telemóveis na cadeia de Custóias, revela o JN.

Drone deixou cair pacote de leite…

De acordo com a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais “O sistema de CCTV do Estabelecimento Prisional do Porto detetou, em tempo real (2.25 horas) um drone que deixou cair, no pátio da Ala A, um pacote de leite que trazia no seu interior três telemóveis, um carregador e uma bateria”.

De acordo com o jornal i, “Assim que detetaram a aproximação do drone, os guardas deixaram que fosse manobrado de modo a apanhar em flagrante a ocorrência e proceder à apreensão da mercadoria. Foi possível desta forma chegar até ao seu operador, tratando-se, tal como o recluso destinatário, de um indivíduo conotado com o crime violento”.

Ainda segundo o jornal, esta não é a primeira vez que são usados drones para entregar encomendas nas prisões, uma prática que vem sendo denunciada a nível internacional.

Em 2016, as autoridades britânicas confiscaram uma “quantidade substancial” de estupefacientes e telemóveis que seguiam a bordo de um drone para a prisão de Pentonville, em Londres. Em fevereiro foi detetado um caso semelhante de contrabando na prisão de Vale dos Judeus, em Alcoentre, o que levou os guardas a reclamar formação para lidar com estes casos.

Leia também…

Exit mobile version