E se uma simples memória USB pudesse mudar de forma radical a qualidade do som do nossou PC ou Mac? E se o fizesse de forma a que fosse possível levar esta qualidade sonora em viagem – através de um normal notebook e um par de auscultadores – ou mesmo em casa, ao ligar o computador a um sistema Hi-Fi de elevada qualidade?
De forma a colmatar tudo isso e muito mais, a AudioQuest apresenta o seu gadget DragonFly: em resumidas palavras trata-se de um conversor digital-analógico em forma de memória USB cujo objectivo é o de proporcionar a melhor qualidade sonora possível a partir de um computador, seja dentro de casa, no escritório, ou quando o utilizador está em trânsito.
O DragonFly é, digamos, um dos representantes de uma nova geração de produtos de áudio digital de qualidade «audiófila», com capacidade para transformar os ficheiros de música reproduzidos num computador para padrões muito acima do convencional.
O seu fabricante define-o como sendo um som directo, no estado mais puro. Uma vez conectado ao PC ou Mac, o DragonFly ignora a placa de som interna do computador e recebe directamente a informação do ficheiro de música que estiver em reprodução. Pode ser a partir de um CD de áudio, ou de qualquer ficheiro de música (MP3, WMA, AAC, entre outros) com qualidade até 24-bit de resolução e 96kHz de amostragem – muito superior ao de um CD convencional.
O utilizador pode depois ligar directamente ao DragonFly um par de auscultadores (de formato full-size ou do tipo in-ear), optando, em alternativa, por usar este DAC USB para ligar directamente a um par de colunas amplificadas e a um amplificador de sinal. Nestes casos, está disponível um modo de saída de sinal variável e um controlo de volume com 64 posições, para que se possa ajustar o som ao tipo de dispositivo que o recebe.
O DragonFly possui também um modo fixo de saída de sinal, permitindo aos utilizadores mais exigentes usá-lo como um DAC convencional e, deste modo, ligar o PC ou Mac a um pré-amplificador ou Receptor A/V.
Qualquer que seja o sistema para onde pretender reproduzir a sua música, tudo o que necessita é de um cabo com uma ficha normal de 3,5mm (mini-jack) numa das pontas e um par de fichas RCA estéreo na outra.
O principal “segredo” do DragonFly está na utilização do processo de transferência assíncrona de áudio por USB, bem como no algoritmo usado para converter os sinais de áudio, optimizado para a qualidade nativa do ficheiros em reprodução – o utilizador pode mesmo confirmar a resolução do ficheiro que está a reproduzir, graças a indicadores LED colocados. O resultado é um som “limpo” e com uma resolução acima da média, por um preço competitivo para um DAC externo com qualidade.
Preço aproximado: €249