Hoje em dia, felizmente, existem plataformas digitais para a maioria dos serviços utilizados pelos portugueses. Um desses serviços é a Segurança Social Direta que permite saber informações sobre situação contributiva, abono de família e de pré-natal, consultar a prestação de doença, obter o cartão Europeu de Seguro de Doença, entre muitos outros serviços.
Hoje vamos ensinar como podem consultar se têm dívidas à Segurança Social.
De acordo com informações recentes, a Segurança Social soma dívidas de 2,3 mil milhões de euros. Através da Segurança Social Direta os contribuintes podem consultar dívidas neste serviço.
Como saber se tem dívidas à Segurança Social
Uma das formas de saber se tem dívidas à Segurança Social basta aceder à Segurança Social Direta e em seguida aceder a Conta-Corrente > Consultar valores a pagar e emitir documentos de pagamento.
Através desta opção:
- Pode emitir e consultar documentos de pagamento.
- Por omissão, são apresentados documentos de pagamento no período de validade ainda não pagos.
- Pode alterar os critérios de pesquisa para consultar documentos de pagamento emitidos.
- Pagamentos e outras regularizações de valores a pagar poderão demorar até 72 horas para serem refletidos
Depois é só consultar eventuais dívida e ver as respetivas referências para pagamento. É ainda possível ver os pagamentos efetuados e os respetivos documentos (comprovativos).
Não tenho acesso à Segurança Social Direta
Para se registar na Segurança Social Direta (SSD) tem de selecionar, no topo da página, a opção “Segurança Social Direta”
Em seguida devem carregar em Efetuar Registo.
Pode ver os restantes passos aqui.
Se gostava de saber se tinha dívidas à Segurança Social, agora já tem todos os passos necessários para obter essa informação sem ter de sair de casa. De relembrar que todos os trabalhadores independentes que sejam obrigados a entregar a declaração trimestral de rendimentos devem fazê-lo via Segurança Social Direta.