Se vai viajar para os Estados Unidos e leva consigo algum dispositivo electrónico sem carga na bateria saiba que poderá ver esse mesmo dispositivo ficar retido no aeroporto.
Segundo a autoridade nacional de segurança nos transportes norte-americana, qualquer dispositivo electrónicos com a bateria descarregada irá ficar impossibilitado de embarcar nos aviões com destino aos Estados Unidos, como medida de segurança para minimizar o risco de entrada de “telefones bomba” a bordo das aeronaves.
Segundo informações da NBC News, estas medidas anunciadas este domingo, estão inseridas na estratégia de aumentar a segurança nos aeroportos do país, devido à preocupação crescente motivada pelo Iémen da al Qaeda na Península Arábica e a frente islamita Nusra, uma organização afiliada da al Qaeda na Síria que ameaça explodir um avião, comentou uma fonte oficial dos Estados Unidos.
As autoridades estão preocupadas que os smartphones, tablets ou computadores possam ser usados como bombas e nessa situação todos esses equipamentos poderão ser inspeccionados pelas autoridades de controlo de segurança. Caso esses equipamentos estejam sem bateria não poderão entrar nas aeronaves.
A Transportation Security Administration (TSA) adverte que as autoridades estarão também muito atentas ao calçado dos passageiros, onde também já se registaram tentativas de colocação de materiais explosivos.
Estas medidas estão a ser tomadas em aeroportos na Europa, África e Médio Oriente.