Pplware

Dispositivos com Firefox OS chegam oficialmente às lojas!

O sistema operativo que a Mozilla esteve a criar nos últimos dois anos começou agora a chegar ao mercado, para que todos possam ter acesso a ele.

Foi no início deste mês que a Telefónica colocou no mercado a possibilidade de os seus clientes adquirirem equipamentos com Firefox OS.

Ontem, de forma oficial, a Mozilla anunciou a disponibilização de equipamentos com Firefox OS em lojas.

O Firefox OS pretende democratizar o acesso a smartphones, permitindo que equipamentos de gama baixa tenham acesso a um sistema operativo gratuito e assente em tecnologias abertas.

Depois do sucesso que foi a sua comercialização em Espanha, existem já outros países a preparar-se para o lançamento de equipamentos com este SO.

A Polónia, a Colômbia e a Venezuela vão ser os próximos a ter equipamentos com Firefox OS a serem comercializados. Mas mais países se vão seguir em breve.

Para além de dar essa possibilidade a possibilidade de ser usado em equipamentos baratos, o Firefox OS e a sua loja de aplicações vão também permitir que os programadores tenham acesso a uma plataforma onde podem desenvolver e comercializar as suas aplicações.

As tecnologias usadas para a criação dessas aplicações assentam em standards que hoje são já usados na Web e que por isso podem ser facilmente reciclados e reaproveitados.

Também nessa loja as aplicações vão poder ser compradas pelos utilizadores, havendo a possibilidade de serem feitas compras directas ou dentro das próprias aplicações.

Para além do anúncio da chegada do Firefox OS às lojas, a Mozilla anunciou para amanhã a disponibilização de mais uma versão do Firefox OS Simulator, uma extensão para Firefox, onde podem testar o Firefox OS e testar as aplicações que criarem.

As novidades estão talhadas para a melhoria da criação e testes com as aplicações desenhadas para o Firefox OS e para darem aos programadores tudo o que necessitam para impulsionar este novo sistema operativo.

A batalha da Mozilla e do seu novo sistema operativo ainda agora começou. A entrada pela gama mais baixa pretende conquistar mercado para depois alargarem a sua base e concorrer no mercado dos dispositivos de gama mais elevada.

Os standards abertos que usa fazem do Firefox OS uma plataforma onde desenvolver aplicações será mais simples e onde muitos têm já a experiência necessária para as criar

Independentemente do que venha a ser comercializado, a chegada do Firefox OS ao mercado veio alargar a oferta e dar mais hipótese de escolha a todos os que procuram um smartphone com um mercado associado e com aplicações que podem fazer a diferença.

Homepage: Firefox OS

Exit mobile version