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Dieselgate: É hora de atualizar ou mais tarde vão ter de parar

Foi no final de 2015 que o mundo ficou a saber que a gigante alemã Volkswagen “manipulou” o software de milhões de carros para assim conseguir contornar os testes de emissões poluentes…um caso que ficou conhecido como Dieselgate.

A empresa foi já condenada a pagar uns milhões de dólares e há vários executivos a aguardar julgamento. Saiba como está este caso em Portugal.


Segundo dados avançados pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), em Portugal existem ainda cerca de 22 mil carros que ainda não foram atualizados. Os proprietários têm até maio de 2019 para proceder à atualização de software para resolver o problema da emissão de gases poluentes. Caso contrário vão chumbar nas inspeções periódicas obrigatórias.

Segundo a TSF, em 2015, 125 mil carros das marcas Volkswagen, Audi, Seat e Skoda tinham sido identificados com um programa informático que manipulava a emissão de gases. Os proprietários foram notificados para se dirigirem à marca e fazer uma atualização de software para resolver o problema.

A SIVA, empresa responsável pela importação dos automóveis, adianta que envia ao IMT a lista dos automóveis que, apesar de ter sido enviada convocatória, os proprietários não se dirigiram a uma oficina da marca para fazer a atualização do sistema. Os proprietários ficam sujeitos à apreensão dos documentos da viatura.

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