Foi no final de 2015 que o mundo ficou a saber que a gigante alemã Volkswagen “manipulou” o software de milhões de carros em todo o mundo para assim conseguir contornar os testes de emissões poluentes.
A empresa foi já condenada a pagar uns milhões de dólares e há vários executivos a aguardar julgamento. Entretanto um dos engenheiros da marca foi condenado a 40 meses de prisão e ao pagamento de uma multa.
No âmbito do caso Dieselgate da Volkswagen, James Liang de 63 anos, um dos engenheiros a gigante alemã foi condenado pelo tribunal de Detroit a 40 meses de prisão e terá também de pagar uma multa de 200.000 dólares. Este é o primeiro a ser condenado neste caso.
Segundo a defesa de Liang, a pena devia ser mais ligeira uma vez que este apenas cumpriu ordens vindas de superiores. Daniel Nixon, advogado de James Liang, considera mesmo que o seu cliente devia apenas ficar em prisão domiciliária… mal os juízes não aceitaram tal “pedido”.
De acordo com uma fonte judicial, após a libertação, Liang ficará sob vigilância durante dois anos e pode mesmo a ser expulso dos Estados Unidos para a Alemanha.
Além de James Liang também Oliver Schmidt, um executivo da Volkswagen, pode vir a ser condenado pelo tribunal de Detroit. O julgamento está marcado para 6 de dezembro e Schmidt já admitiu ser culpado em todo o processo. Neste caso a pena de prisão pode chegar aos sete anos e este poderá ter de pagar uma multa entre 40,000 e 400,000 dólares.
Considerando que este apenas recebeu ordens superiores, deveria tal ser considerado pelos juízes do processo?
Via Reuters