As vistas gerais de IA do Google, apesar de inovadoras, podem nem sempre corresponder às expectativas dos utilizadores em termos de precisão ou utilidade. Felizmente, existem formas de contornar esta funcionalidade e regressar a uma pesquisa mais tradicional.
Uma reflexão complexa
Quanto tempo é que um sistema que se autocanibaliza consegue subsistir? Se a IA fornece respostas extraídas de websites que dependem das visitas dos leitores, o que acontecerá quando ninguém visitar esses sites porque a IA já forneceu o resumo? Continuaremos a poder escrever para websites se estes desaparecerem por falta de tráfego?
Curiosamente (e de forma pouco útil), o primeiro resultado ao pesquisar no Google “como desativar as vistas gerais de IA” não responde efetivamente à questão. A entrada, do Suporte da Google, discute a desativação da funcionalidade quando as vistas gerais de IA eram experimentais e geridas através do Google Labs.
Mas existe um método simples para garantir que cada pesquisa realizada no Chrome ignora a vista geral de IA e usa apenas os resultados da Web.
Como contornar as vistas gerais de IA no Chrome
1. Clique nos três pontos verticais no canto superior direito do seu Chrome e aceda às “Definições”.
2. Aqui, clique em “Motor de pesquisa”, e depois em “Gerir motores de pesquisa e a pesquisa de sites”.
3. Na secção “Site Search”, clique em “Adicionar”.
4.1. Introduza o “Nome”: Google (Web)
4.2. Introduza o “Atalho”: “googleweb” (ou outro atalho à sua escolha)
4.3. Introduza o “URL”: “{google:baseURL}search?udm=14&q=%s”
4.4. Clique em “Adicionar”.
5. De seguida, defina este tipo de pesquisa como predefinido, clicando nos três pontos junto ao atalho que acabou de criar e selecionando “Predefinir”.
Outras abordagens
Num artigo do Tom’s Hardware, Avram Piltch disponibiliza um link para a extensão que desenvolveu, que constitui uma forma muito simples de ocultar as vistas gerais de IA. Estas continuarão a ser geradas, mas o utilizador não as visualizará.
Pode utilizar o método “Web” descrito acima para evitar qualquer processamento computacional desnecessário em seu nome, mas a extensão é mais fácil de implementar e mantém-no no familiar separador de resultados “Tudo”, com resultados de vídeo e afins.
Leia também: