…só no dia 25 foram 17.4 milhões de activações!
O dia de Natal, 25 de Dezembro, como muitos de nós sabem é um dia especial. Além das festividades associadas existe a tradição das prendas que, nos últimos anos, se convertem nos mais variados tipos, estando entre eles os smartphones, tablets e gadgets em geral.
Ora de certo que não é nenhuma novidade que nem muito menos surpresa que esse mesmo dia é propenso à activação em massa de dispositivos Android e iOS, mais do que em qualquer outro dia do ano. Contudo, apesar de todo o cenário financeiro mundial, o dia de Natal de 2012 foi o dia histórico em que mais iPhones, iPads, Galaxys, Kindles Fire, etc, etc, etc foram activados. Mais do que em qualquer outro dia, 2,5 vezes mais do que no Natal de 2011. Ou pelo menos estes são os dados da Flurry Analytics.
A Flurry para chegar a esta conclusão baseou-se na sua base de dados com mais de 260.000 aplicativos de forma a poder detectar todos os novos dispositivos Android e iOS que são activados a cada dia. De forma a tornar tão fiável quanto verosímil a sua pesquisa, a empresa verifica e contrasta regularmente os seus valores com os valores públicos difundidos pela Apple e pela Google.
Por exemplo, no gráfico abaixo podemos ver a comparação entre o dia de Natal e um dia normal do mês de Dezembro em média. Existe uma subida de mais de 332% o que corresponde a 17,4 milhões de activações só no dia 25:
Não obstante, se existem activações de dispositivos, então é natural que exista também um fluxo acrescido de downloads de apps, e nem isso escapou aos olhos da Flurry através das app stores Apple e Google:
Mais uma vez, a comparação com o princípio do mês e o dia de Natal não deixa qualquer margem para dúvidas: a descarga de aplicativos aumentou 112%, muito mais, segundo a Flurry, que em todos os outros dias anteriores.
Já por último chega a informação que todos já estaríamos à espera: a activação de tablets foi a grande conquista deste Natal de 2012. Enquanto que até ao dia 20 de Dezembro a média de activações de smartphones era bastante superior ao de tablets, no próprio dia de Natal a activação de tablets superou tudo com 51%:
Segundo este estudo, para finalizar, as principais activações passaram por tablets iPad, iPad mini e Kindle Fire HD 7″.
Em boa verdade, e com todo o cenário de crise montado a nível mundial que em nada augura um bom futuro, a tecnologia e respectivos gadgets associados continuam a dar cartas e a mostrar que podem ser um aposta de produção no futuro. Mas a questão é: com 2013 à porta será que este crescimento é sustentado ou trata-se nada mais do que uma bolha, estilo a bolha imobiliária? A resposta fica com cada um…