Conheça 10 motivos porque deve proibir
Cada vez mais as crianças e jovens estão expostos, ou possuem mesmo, equipamentos electrónicos. Estamos a falar de tablets, smartphones, entre outros e existe até quem tenha mais que um desses equipamentos.
Mas… será saudável? Devemos permitir ou proibir? Ou talvez controlar o uso?
Segundo terapeuta ocupacional pediatra, Cris Rowan, devemos proibir a utilização destes dispositivos a crianças até aos 12 anos, e aponta 10 motivos para tal.
A Academia de pediatras norte-americana Kaiser Foundation, e a sociedade de pediatria canadiana Active Healthy Kids Canada, foram citadas, este mês, pela terapeuta ocupacional de pediatria, conferencista e escritora Cris Rowan, num artigo publicado no Huffington Post, ver aqui.
Nesse mesmo artigo podia ler-se que as crianças entre os 0-2 anos, não deviam ser expostas a equipamentos electrónicos de qualquer género.
Por sua vez, as crianças entre os 3-5 anos devem ter contacto com telemóveis, tablets ou jogos electrónicos apenas durante 1h por dia. Dos 6-18 devem, no máximo, ter 2h de contacto.
Citadas pela pediatra, a Kaiser Foundation e Active Healthy Kids Canada, revela que as crianças e jovens usam estes equipamentos 4 a 5 vezes mais do que o tempo aconselhado.
Cris Rowan, especialista e autora de vários livros como “Virtual Child” apresenta, assim 10 razões para este controlo:
1. Crescimento rápido do cérebro
Entre os 0-2 anos, o cérebro das crianças triplica de tamanho, continuando a crescer rapidamente até aos 21 anos. Estudos revelam que o desenvolvimento causado pela exposição excessiva à tecnologia, pode gerar défices de atenção, atrasos cognitivos, dificuldades de aprendizagem, impulsividade e diminuição do auto-controlo que resultam, normalmente, em birras.
2. Atraso no desenvolvimento
Uma vez que os equipamentos tecnológicos limitam os movimentos, o atraso no desenvolvimento físico das crianças, com impacto negativo no desempenho escolar, pode ser uma das consequências.
3. Obesidade
O excesso de televisão e vídeo jogos também estão relacionados com a obesidade. As crianças que utilizam um destes equipamentos aumentam em 30% o risco de vir a sofrer de obesidade, bem como todas as doenças associadas a diabetes.
4. Privação do sono
Cerca de 60% dos pais não tem controle sobre o uso da tecnologia dos filhos e 75% dessas crianças estão autorizadas a ter equipamentos electrónicos no quarto. Um estudo de 2012 do Boston College, demonstra que 75% das crianças entre os 9 e 10 anos tem privação de sono, com impacto negativo no desempenho escolar.
5. Distúrbios metais
A utilização excessiva de tecnologia também poderá ser uma possível causa para o aumento dos casos de depressão infantil, ansiedade, dificuldades de relacionamento, défice de atenção, autismo, perturbação bipolar ou psicose.
6. Agressividade
A exposição de crianças muito pequenas a conteúdos violentos, pode também desenvolver a agressividade nas crianças. O jogo Grand Theft Auto V é um exemplo, uma vez que apresenta conteúdo violento, agressões, sexo explícito, homicídios, mutilações, violações, etc., bem como muitos programas a que assistimos diariamente na TV.
7. Demência digital
Os conteúdos rápidos podem também contribuir para um défice de atenção, bem como para a diminuição da concentração e memória.
8. Dependência
Já aqui falámos da dependência de Internet e Jogos Electrónicos e parece que os pais dão cada vez mais importância à tecnologia, descurando um pouco as consequências que isso tem para os filhos. Segundo um estudo de 2009, uma em cada 11 crianças, entre os 8-18 anos sofre de dependência de tecnologia.
9. Emissões radioactivas
Em Maio de 2011, a Organização Mundial de Saúde classificou os equipamentos sem fios como categoria de risco B2 – possível cancerígeno – devido às radiações. Uma vez que o cérebro das crianças ainda está em fase de desenvolvimento, os riscos podem ser ainda maiores.
As crianças são o futuro, mas não há futuro se as continuarem a usar a tecnologia de forma excessiva. Os responsáveis por este estudo, consideram de extrema importância que algo seja feito para reduzir o uso das tecnologias por parte das crianças.
Qual a vossa opinião sobre este tema? Tecnologia em tenra idade: Permitir ou Proibir?