Afirma o Psicólogo Cristiano Nabuco de Abreu
Desde que a tecnologia surgiu que o mundo, como o haviamos conhecido, se alterou. O que é verdade é que, nos dias que correm, passamos uma grande parte do tempo agrrados ao computador, ao tablet, ao smartphone, ou a algo ligado à tecnologia.
Há uns tempos escrevemos aqui no pplware sobre a dependência em Internet e Jogos Electrónicos, e o tema de hoje é mais generalizado: Dependência em tecnologias.
O Psicólogo Cristiano de Abrue está a estudar os problemas adjacentes a este ‘vício’, e relata que, aquele que são dependentes da Internet, têm mais dificuldade em controlar os seus impulsos.
Cada vez mais utilizamos a tecnologia, pois ela está, dia após dia, mais capacitada para nos auxiliar nas tarefas do dia-a-dia, como também para nos aliviar do stress e permite descobrir novos mundos.
Desta forma, é natural que, pelas suas características, a tecnologia seja cativante e, se não for utilizada com moderação, podemos tornar-nos dependentes dela.
O Psicólogo Cristiano Nabuco de Abreu é coordenador do Grupo de Dependência Tecnológica do Programa de Perturbações no Controle dos Impulsos do Hospital de Clínicas de São Paulo, no Brasil, e está a estudar os problemas adjacentes à dependência da Internet.
Relativamente às crianças, ele afirma:
“Hoje os pais estão a perder a autoridade sobre os filhos, em função das alterações tecnológicas. Eles são uma geração cada vez mais ligada online e ensinam-nos. O problema é que isso acarreta desobediência”.
No entanto, para além das crianças, também os adutos, e até mesmo os idosos, podem vir a sofrer de dependência das tecnologias.
Para o Psicólogo, este vício em tecnologia é uma perturbação no controlo dos impulsos, e adianta que é uma dependência idêntica a outra como a compulsão e cleptomania (impulso para furtar).
Cristiano Abreu constata que “é cada vez mais complicado resistir ao impulso e ao uso da internet, o que acaba numa perda progressiva do controle e no aumento do desconforto emocional”
O Psicólogo afirma também que os pedidos de ajuda para combater este vício têm vindo a aumentar, apresentando-se em variados sintomas como:
COMO SABER SE É DEPENDENTE EM TECNOLOGIA?
Para Cristiano Abreu, o que define o vício em Tecnologia é o uso abusivo, a forma e o propósito com que se utiliza.
Os dependentes apresentam vários sintomas como:
- Depressão
- Privação de sono
- Perda de Interesse em actividades sociais
- Produtividade reduzida no trabalho
- Dores de cabeça
- Problemas de Visão
- Dores de coluna
- Etc.
O grupo tem um site onde pode encontrar um teste para descobrir o seu grau de dependência em Tecnologia.
É importante e fundamental utilizarmos a tecnologia com moderação e de forma controlada. Tem que ser o homem a controlar a máquina e não a máquina a controlar o homem.
Acha-se dependente em tecnologia? Faça o teste e partilhe o resultado nos comentários