Pplware

[Atualização] Delta Plus: Índia avisa mundo para nova mutação variante da COVID-19

O mundo continua assombrado por uma pandemia por COVID-19. A resposta da comunidade científica até foi rápida, mas a complexidade da doença não ajuda na sua extinção devido às muitas variáveis.

Uma das variáveis mais perigosas é a Delta (a variante indiana), mas a Índia alerta o mundo para nova mutação variante da COVID-19, a Delta Plus.


A mutação da variante Delta, a Delta Plus já circula no mundo e inclusive em Portugal. De acordo com o ministro da Saúde indiano, esta nova mutação variante já circula em nove países e Portugal está incluído. O maior receio, é que esta variante seja ainda mais transmissível e resistente a anticorpos que a Delta.

Mutação variante Delta Plus da COVID-19

Num comunicado que foi publicado pela Reuters, o Ministério da Saúde indiano refere que esta nova variante tem uma enorme transmissibilidade e daí o alerta. Em todos os países onde já foi identificada, é fundamental tomar medidas urgentes para travar a sua disseminação. Uma das medidas prioritárias é a constante testagem.

Como referido, a Delta Plus é uma mutação da variante Delta, que tem como origem a Índia, e que se espalhou por pelo menos 92 países, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Em Portugal, na região de Lisboa e Vale do Tejo, a variante Delta já é dominante.

A Índia atingiu na passada segunda-feira um recorde de vacinação, ao administrar 8,6 milhões de vacinas num único dia. No país, já foram administradas mais de 288,7 milhões de doses da vacina, cerca de 5,5% do total de 950 milhões de pessoas elegíveis para a vacina.

Atualização:

Em Portugal já estão identificados 24 casos da nova variante Delta Plus. A ministra da saúde, Marta Temido, avançou com esta informação há pouco, reforçando que é necessário “continuar a seguir com atenção a evolução dessas mutações do vírus e a sua presença em Portugal” e pede que se mantenha prudência.

Temos partilhado com toda a honestidade e transparência os resultados quer das estimativas, quer das próprias sequenciações. A informação mais atualizada foi partilhada no sábado pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge e respeita à variante Delta. As mutações dos vírus são fenómenos expectáveis e, naturalmente, que temos de agir com prudência e observação

Referiu Marta Temido.

Exit mobile version