Pplware

Cuidado, o seu PC pode andar a minerar bitcoins às escondidas

Com a febre dos bitcoins a tomar de assalto a Internet, muitos tentam por todos os meios conseguir minerar esta moeda. Se a maioria respeita as regras e usa os seus recursos próprios, outros subvertem essas mesmas regras e tentam usar todas as medidas para terem lucro.

Uma descoberta recente mostrou que há uma nova forma de conseguir enganar os utilizadores e tê-los a minerar moeda virtual mesmo depois destes terem saído dos sites onde existe mineração escondida.


Foram muitos os sites que, de forma consciente ou não, tiveram os seus utilizadores expostos a scripts de mineração de bitcoins e outras moedas virtuais que consumiam os recursos das suas máquinas para proveito de terceiros.

Casos como o do The Pirate Bay mostraram que era muito simples expor os utilizadores a estas ferramentas de mineração da Internet e que os resultados eram compensatórios. Da mesma forma os utilizadores conseguiam perceber que algo não estaria correto e fugiam dessas situações.

Mas uma nova forma foi encontrada e que desta vez é quase impossível de detetar e funciona mesmo depois dos utilizadores abandonarem os sites. Com um simples pop-under escondido com o script Coinhive. Tudo fica escondido abaixo da barra de tarefas do Windows, junto ao relógio do Windows, e a processar de forma permanente.

Os criadores desta nova forma de ataque para mineração tiveram o cuidado de garantir que os recursos do PC não se esgotam, mantendo o CPU elevado, mas longe dos 100%.

Por agora apenas foi encontrada a correr no Windows 7 e 10 e nas mais recentes versões do Chrome. Não se sabe ao certo se poderá ser explorado noutros browsers ou noutros sistemas operativos.

Sendo capaz de contornar os bloqueadores de pop-ups e conseguindo-se esconder, este script fica difícil ser descoberto, garantindo assim que fica a minerar enquanto o PC não for reiniciado.

Fonte

Exit mobile version