…este e outros hoaxes tornam-se cada vez mais virais, mas são FALSOS.
Constantemente vemos no Facebook, mais que noutras redes sociais, os designados hoaxes que são mensagens falsas sobre um determinado tema que pode ir desde a crianças supostamente doentes, a alterações no sistema Facebook, pessoas que estão desaparecidas, bilhetes do euromilhões, e mesmo concursos para que se ganhem equipamentos electrónicos.
Este último é o que tenho visualizado com mais frequência ultimamente na rede social, e nunca é demais relembrar que são mensagens falsas, feitas por pessoas que somente querem likes nas suas páginas, e podem pôr em causa até a privacidade do utilizador.
Se tem Facebook, decerto que já se deparou com estas mensagens falsas que, de vez em vez, surgem na rede social, tornando-se virais e entupindo o nosso feed de notícias.
O cariz da imagem/notícia/mensagem falsa é, por vezes tão evidente, que o mais surpreendente são os likes e shares que esse mesmo hoax consegue.
O objectivo não é outro senão esse. Uma determinada página/pessoa que quer dar um ‘salto’ ou se evidenciar enquanto marca ou simplesmente fazer-se notar no Facebook, e a publicação destas mensagens falsas são uma excelente forma onde, infelizmente, milhares de utilizadores caem.
No início deste post, deixei alguns exemplos mais recorrentes destas mensagens falsas que circulam o Facebook, mas o artigo em si vai incidir-se naquele que, nos últimos dias, tem estado em destaque: Os sorteios de iPhone.
Soa tentador à maioria dos utilizadores, mas É FALSO!
A imagem acima, demonstra um exemplo desse hoax. A imagem é quase sempre a mesma, nestes pseudo-sorteios, e caracteriza-se por demonstrar várias caixas do produto, bem empilhadas, de forma já a ser cativante.
O texto que acompanha a imagem, é também fácil de detectar. A página diz que recebeu um determinado número de equipamentos mas, devido a erros ou algum problema, estes não podem ser vendidos e, portanto, estão a ser sorteados.
Este exemplo em concreto indica que estes 22 iphone não podem ser vendidos pois não se encontram com a película exterior na caixa, o que a própria imagem desmente, verificando-se, mesmo com a fraca qualidade da imagem, a existência dessa película que se diz estar em falta.
Apesar de falsa, essa publicação conta já com mais de 46.000 partilhas.
Inclusivé está-se mesmo a criar eventos para que as pessoas participem nestes sorteios, tendo já esse evento atingido mais de 11.000 utilizadores que dizem aderir.
O link que se encontra nesse evento, direcciona para uma página da Yurmobile:
http://www.pt.yurmobile.com/lp/1422/?af=233&af_code=CD6191___2770___21244___4242_278450069
Outro sorteio falso no Facebook, engloba também o iPad
Como podemos verificar, a forma é basicamente a mesma com uma imagem e um texto.
Desta vez o texto indica que vão ‘voltar’ a sortear 5 iPads a quem partilhar e fizer like. Numa imagem anterior da mesma página, indicavam que o motivo do sorteio se prendia com o facto dos equipamentos estarem riscados na parte traseira, aspecto que, uma vez que na imagem os iPads aparecem selados, seria impossível de detectar.
LEGALIDADE DESTES SORTEIOS
Estes sorteios são ilegais no Facebook, e a rede social deixa bem claro que a nível de
Ofertas:
- Apenas podes publicar uma oferta se fores o/a revendedor(a) ou o/a fabricante do produto ou serviço que estás a promover.
- És responsável por garantir que a tua oferta está em conformidade com estes termos e com todas as leis, regras e regulamentos aplicáveis. As ofertas estão sujeitas a vários regulamentos (tais como os que visam descontos em álcool e as ofertas que visam menores) e se não tiveres a certeza de que a tua oferta está em conformidade com a lei aplicável, consulta um perito.
- Se existirem quaisquer restrições na tua oferta (tais como o prazo de validade ou as limitações de resgate) deves indicar essas restrições aos utilizadores na secção de termos e condições da oferta.
- Tu és exclusivamente responsável pela utilização imprópria, fraude ou outros problemas que resultem da distribuição e/ou utilização da tua oferta.
- Se a tua oferta puder ser resgatada junto de um revendedor não controlado por ti, é da tua exclusiva responsabilidade comunicar com o revendedor participante.
- Não deves utilizar o criador de ofertas do Facebook para oferecer o equivalente a um vale de oferta, cheque presente ou vale de crédito.
Promoções:
- As promoções no Facebook têm de ser administradas dentro das Aplicações no Facebook.com, quer numa Página de tela ou numa Aplicação de página.
- As promoções no Facebook devem incluir o seguinte:
- Uma autorização completa do Facebook por cada entrada ou participante.
- O reconhecimento de que a promoção não é de forma alguma patrocinada, aprovada, administrada ou associada ao Facebook.
- Divulgação de que o participante está a fornecer informação para [divulgar destinatário(s) da informação] e não para o Facebook.
- Não deves condicionar o registo ou a entrada mediante o uso por parte do utilizador de quaisquer características ou funcionalidades do Facebook, que não o gostar de uma Página, o início de sessão num Local ou a ligação a uma aplicação pessoal. Por exemplo, não deves condicionar o registo ou a entrada mediante o gostar de uma publicação, o comentário ou o carregamento de fotografia num Mural.
- Não deves utilizar as características ou funcionalidades do Facebook como o registo de uma promoção ou mecanismo de entrada. Por exemplo, o ato de gostar de uma Página ou iniciar sessão num Local não pode automaticamente registar ou inscrever um participante de uma promoção.
- Não podes utilizar características ou funcionalidades do Facebook, tais como o botão Gosto, como mecanismo de votação para uma promoção.
- Não deves notificar os vencedores através do Facebook, seja por mensagem, chat ou publicações em perfis (cronologias) ou Páginas do Facebook.
O QUE A APPLE TEM A DIZER?
Há precisamente um ano, ocorreu um sorteio do género, também no Facebook, com mais incidência no Brasil.
O objectivo era o mesmo: conseguir likes e auto-promoção dentro do Facebook. Em pouco tempo, a página conseguiu ter 190 mil fãs no Facebook, e a imagem foi partilhada mais de 115 mil vezes e comentada por mais de 10 mil pessoas.
Entretanto a página foi denunciada, eliminada da rede social e a própria Apple – assessoria local – comentou o caso, dizendo que a empresa não realiza nenhuma acção deste género, nem cede equipamentos para sorteio. Contudo a empresa também indicou que não comenta casos deste tipo.
Apesar de tudo, basta, na barra de pesquisa do Facebook, colocarmos somente “ganhar iphone/ipad” para verificarmos a quantidade de páginas, grupos, eventos, perfis criados somente para enganar pessoas que, infelizmente não reconhecem que é um sorteio FALSO!
Cuidado!
Visualizaram esta imagem no vosso Facebook? O que pensam destas publicações virais?