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CTT lideram queixas nas entregas Black Friday

Um dos serviços mais preponderantes para os portugueses é o serviço de entrega postal. Contudo, nos últimos anos a situação desta empresa tem aumentado o desagrado entre os utilizadores. Há situações preocupantes de encomendas que foram pagas para serem entregues numa janela temporal e que “se perdem”. Estas podem estar dias sem se saber do seu paradeiro. Portanto, as pessoas queixam-se… e queixam-se muito!

Entre 16 de novembro e 15 de dezembro de 2019, foram registadas 1357 reclamações na categoria correio postal e expresso. Os CTT lideram as queixas.


CTT – Entrega postal deixou muito a desejar

Conforme dá a conhecer o Portal da Queixa, as reclamações relativas à Black Friday já não são novidade. No entanto, este ano, os dados desta rede social de consumidores de Portugal, permitiram concluir que, apesar de o número de reclamações ter aumentado 51% face a 2018, as marcas tentaram agir da melhor forma.

Segundo a mesma fonte de informação, 58% dos consumidores queixosos obteve tratamento e solução às reclamações apresentadas.

A análise da equipa do Portal da Queixa identificou ainda que o principal problema da Black Friday foi o atraso na entrega das encomendas. De tal forma que de um ano para o outro houve um aumento de 61% nas reclamações.

 

Aumentam consideravelmente as queixas dos clientes

Entre 16 de novembro e 15 de dezembro de 2019, foram recebidas 1357 reclamações na categoria correio Postal e Expresso. Já em 2018, foram apenas 842 reclamações.

Além das queixas nos atrasos, uma grande parte dos clientes também se queixa na dificuldade em obter respostas por parte dos centros de apoio ao cliente. As empresas de entregas de encomendas que registaram um maior número de reclamações foram os CTT (418 reclamações), os CTT Expresso (369 reclamações) e a DPD Group (167 reclamações).

Reclamações por marca na categoria correio postal e expresso (2019):

A principal conclusão que conseguimos retirar, não só, dos números apresentados, mas principalmente através da opinião dos consumidores, foi que o grande problema da Black Friday, este ano, não esteve relacionado com os preços das campanhas – pois relativamente a este tema, a maioria das reclamações obtiveram tratamento e resolução por parte da marcas (58%) -, mas sim com empresas de correio expresso pelo enorme atraso na entrega das encomendas compradas pelos consumidores na iniciativa.

Afirmou afirma Pedro Lourenço, CEO do Portal da Queixa.

CTT vão começar a fazer entregas de encomendas da Amazon no nosso país.

 

Black Friday trouxe ainda queixas de outros serviços e marcas

Apesar do alvo das queixas, este ano, serem atrasos nas encomendas, é inevitável que as reclamações dirigidas às marcas continuem a marcar a Black Friday.

Entre 1 de novembro a 15 de dezembro de 2019, foram registadas no Portal da Queixa 274 reclamações relativas à Black Friday, um aumento de 51% face ao período homólogo (182 reclamações).

No período em análise, por categoria, a maior rede social de consumidores portuguesa revela que: 45% das queixas estão relacionadas com Tecnologia, TV e Eletrodomésticos; 15% com vestuário e acessórios; 8% com perfumarias; 8% com mobiliário e decoração; 5% com companhias aéreas; 4% com híper e supermercados; 3% com livraria, 2% com Marketplaces e Outros (10%).

Reclamações por marca (2019):

Apesar de estar a crescer o mercado de compras online, este tipo de problemas não abona a favor destas iniciativas comerciais. Traz algum problema de insegurança ao consumidor online e estigmatiza estas ações sazonais.

 

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