Pplware

Crise na Grécia: Apple oferece um mês de iCloud

A crise na Grécia agudiza-se e também no mercado electrónico estão patentes as dificuldades dos cibernautas gregos. Com as restrições bancárias, os pagamentos ao exterior estão barrados, o que afectou directamente os serviços Web. Os gregos viram-se assim privados de pagar as suas contas na App Store, iCloud, Dropbox, etc… Até mesmo o serviço Apple Music, como não podem fazer a subscrição, estão privados de o experimentar.

Com esta crise, milhares de contas iCloud, por falta de pagamento, foram bloqueadas a utilizadores gregos o que levou a Apple a tomar medidas.

Durante um mês, o serviço iCloud será gratuito para os utilizadores gregos.

Esta acção da Apple irá permitir que os utilizadores possam ter acesso às suas contas (se tiverem Internet claro) e possam gerir como entenderem os dados que lá têm armazenados, de forma a decidir o que fazer no futuro, enquanto a situação do país não estiver de novo “estável” ou pelo menos com perspectivas de futuro.

Embora muitos gregos tenham a versão gratuita de 5GB, há muitos, milhares, que têm a versão de 20GB, e que custa mensalmente 0,99 euros. Podem agora retirar o que necessitam e, caso entendam, voltar ao plano gratuito, o de 5GB. Os dados que estão no plano de 20GB não serão apagados, ficam é inacessíveis, até que o utilizador volte a pagar por esse plano.

A Apple enviou assim uma comunicação a todos os seus utilizadores gregos:

Caro cliente iCloud,

Para prevenir a interrupção do seu serviço iCloud durante a actual crise fiscal, e para garantir que tem acesso aos seus conteúdos, estendemos o seu plano de alojamento iCloud por 30 dias extra sem custos adicionais.

Não iremos tentar cobrar o seu plano até 30 dias da data original de renovação. Se estiver incapacitado de renovar o seu plano, terá de reduzir o espaço usado no alojamento iCloud.

A equipa iCloud

Embora seja já uma acção que ajuda substancialmente os utilizadores gregos, esta não resolve tudo. Os gregos estão mesmo assim impedidos de descarregar aplicações pois os seus cartões de crédito estão inactivos e as suas contas na Apple deixaram de estar válidas. A crise, também essa, não está de todo com uma luz ao fundo do túnel, o que poderá “forçar” muitas outras empresas a adoptar medidas semelhantes para ajudar os utilizadores gregos.

Exit mobile version