Pplware

Criadores do Blackphone prepararam um tablet também seguro

A segurança que os equipamentos móveis fornecem é muito reduzida. Existem demasiados factores que possam permitir uma quebra de segurança e o acesso aos dados do utilizador, desde as muitas aplicações que podemos instalar até ao próprio sistema operativo.

É precisamente para colmatar todas essas possíveis falhas e para garantir que a segurança dos utilizadores é máxima que a Silent Circle e a Geeksphone construíram o Blackphone.

Mas depois de terem colocado no mercado este smartphone seguro, preparam-se agora para alargar a sua oferta e lançar também o tablet, com os mesmos pressupostos de segurança.

A ideia base para a criação do Blackphone é que a privacidade e o controlo dos dados dos utilizadores são essenciais e devem ser preservados, evitando que estes sejam transmitidos para terceiros, de forma legal ou não.

E passam a ser também estes os pressupostos que a Blackphone vai usar para criar o seu tablet seguro e baseado no seu sistema operativo próprio, ajustado e adaptado aos mais elevados padrões de segurança, mas baseado na versão Open Source do Android.

A informação sobre este novo tablet veio de uma recente entrevista dada por Jon Callas, um dos fundadores da Silent Circle ao canal de televisão CNBC.

Ainda pouco se sabe sobre este tablet, mas deverá ser um produto de elevada qualidade, baseado na mesma estrutura de software do Blackphone e com o PrivatOS a servir de base a toda esta estrutura e a garantir a necessária segurança.

Mas a segurança do PrivatOS foi recentemente colocada em causa. Na última conferência BlackHat, realizada em Agosto deste ano, bastaram 5 minutos para que o acesso Root, sem que tenha sido necessário desbloquear o bootloader.

Um dos problemas foi resolvido de imediato pela empresa, mas os restantes necessitam que os utilizadores autorizem a sua resolução, no próprio equipamento.

A chegada deste novo tablet, que segundo Jon Callas irá dar aos utilizadores aquilo que eles realmente querem no seu dia-a-dia, vem marcar uma nova área de actuação desta empresa e também criar um alternativa segura aos produtos que estão actualmente no mercado.

Ainda não existem datas de lançamento ou de pré-encomenda, mas as declarações de Jon Callas mostram que o novo tablet está a ser desenvolvido a bom ritmo.

Aguardemos então a chegada deste novo equipamento de alta segurança para vermos se o que promete é realmente realizável e se consegue garantir a privacidade dos utilizadores e dos seus dados.

Exit mobile version