Pplware

COVID-19: Vacina portuguesa com resultados promissores em animais

A vacina continua a ser a única solução para a COVID-19. Portugal também está na linha da frente a este nível e a vacina portuguesa poderá chegar ao mercado já em 2022.

Os ensaios pré-clínicos, em animais, da vacina portuguesa contra o novo coronavírus, que está a ser desenvolvida na Immunethep, em Cantanhede, distrito de Coimbra apresentaram resultados muitos promissores em animais.


Vacina portuguesa da Immunethep apresentou excelentes indicadores

A empresa Immunethep está também na linha da frente para a produção de uma vacina eficaz e os resultados têm sido muito animadores. Um facto que distingue a vacina portuguesa daquelas que foram produzidas até ao momento é o facto de não ser necessária seringa. A vacina portuguesa será dada por inalação, com o objetivo de dar maior capacidade aos pulmões.

Em comunicado enviado recentemente à agência Lusa, a biotecnológica Immunethep prevê iniciar nos próximos meses os ensaios clínicos em humanos da vacina SILBA. Pedro Madureira, cofundador e diretor científico da Immunethep, salienta que…

através destes ensaios clínicos, foi possível confirmar a capacidade de os anticorpos produzidos neutralizarem a propagação do vírus em culturas de células ‘in vitro’

Segundo o responsável, trata-se de “excelentes indicadores para os ensaios de eficácia em curso que se tenciona terminar no final de maio, dando lugar aos ensaios clínicos em humanos”.

A vacina em desenvolvimento pela Immunethep atua na prevenção da covid-19 e utiliza o vírus inativado, que “reduz muito a probabilidade de haver novas variantes do vírus SARS-CoV-2 que escapem à vacina”.

Exit mobile version