É verdade que, provavelmente, os portugueses já não prestam tanta atenção aos números da COVID-19 como no passado. Aparentemente a pandemia está controlada no nosso país, mas os mais recentes números revelam que está de novo com tendência crescente.
Segundo o último relatório da DGS, o RT voltou a chegar a 1. O que isto significa?
COVID-19 com tendência crescente em Portugal…
O indicador que define o grau de transmissibilidade de infeção (RT) do novo coronavírus volta a chegar a 1 em Portugal. É verdade que esta indicador não é igual para todo o País, mas o facto de estar acima de 1 em vários concelhos significa que a pandemia está a crescer em Portugal. Esta taxa mede a capacidade de um doente em transmitir o vírus a terceiros.
A intensidade é reduzida em Portugal, mas verifica-se uma “tendência crescente” da incidência de novas infeções nos idosos com 80 ou mais anos, segundo o relatório das “linhas vermelhas”.
A incidência de novos casos mais elevada regista-se, porém, nas faixas etárias entre os 0 e os 9 anos e dos 20 aos 29 anos – ambas com 117 casos por 100 mil habitantes.
Segundo o relatório, a avaliação dos diversos indicadores revela uma atividade epidémica do vírus SARS-CoV-2 de “intensidade reduzida”, com tendência estável a nível nacional, o que se reflete num impacto reduzido da pressão sobre os serviços de saúde e da mortalidade por COVID-19.
O número de doentes internados em unidades de cuidados intensivos no continente revelou também essa tendência estável, correspondendo a 22% do valor crítico definido de 255 camas ocupadas, a mesma percentagem da semana anterior.
No que diz respeito à mortalidade específica por covid-19, o relatório indica que está agora nos 9,2 óbitos em 14 dias por um milhão de habitantes, o que revela um “impacto reduzido da pandemia” neste indicador, sendo inferior ao limiar de 20 mortes definido pelo Centro Europeu de Controlo de Doenças.
A covid-19 provocou pelo menos 4.878.719 mortes em todo o mundo, entre mais de 239 milhões infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.
Em Portugal, desde março de 2020, morreram 18.078 pessoas e foram contabilizados 1.078.729 casos de infeção, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.