Numa era de pandemia por COVID-19 atenção aos oportunistas! O mundo está quase vergado perante uma pandemia que tem feito muitos mortos. Apesar de todas as estratégias dos vários governos, não está fácil controlar a doença provocada pelo novo coronavírus. No entanto, mesmo em plena pandemia, apareceram também os oportunistas com vista a ganhar dinheiro.
De acordo com um alerta da Europol, há testes negativos falsificados à venda na Internet.
Resultados de testes à COVID-19 falsificados custam entre 100 a 300 euros
A Europol alertou recentemente para um aumento de comprovativos PCR de COVID-19 que indicam que a pessoa que o possui não está infetada. Segundo a Europol, a produção desses comprovativos é feito com recurso a software oficial, aparentemente roubado de laboratórios, em impressoras de elevada qualidade e custam entre 100 a 300 euros.
Mas qual o objetivo de ter um comprovativo de um teste negativo à COVID-19? De acordo com as informações, a maioria das situações é para viajar sem restrições.
De acordo com a Europol, o gangue Rathkeale Rovers, que opera em vários países europeus, está a usar uma app para smartphones para “falsificar manualmente resultados de testes” que são vendidos aos viajantes por centenas de euros. “Enquanto as restrições de viagem forem mantidas devido à pandemia, os criminosos muito provavelmente aproveitarão a oportunidade para produzir e vender certificados de teste COVID-19 falsos”, alerta a Europol.
https://twitter.com/Europol/status/1356198085135888385
A investigação está aberta e espera-se identificar, localizar e prender os criadores desses certificados fraudulentos que operam em centros de transporte e na Internet por meio de determinados fóruns e apps de mensagens. Além de quem vende os comprovativos, também quem os compra poderá estar a cometer um crime.
SARS-CoV-2 é o nome do novo vírus e significa Severe Acute Respiratory Syndrome (Síndrome Respiratória Aguda Grave) – Coronavírus -2. COVID-19 (Coronavirus Disease) é o nome da doença e significa Doença por Coronavírus, fazendo referência ao ano em que foi descoberta, em 2019.
Existe outro coronavírus que causa uma Síndrome Respiratória Aguda Grave, que foi identificado em 2002, este é chamado SARS-CoV por isso o Novo Coronavírus é designado por SARS-CoV-2.