Depois da realização do Conselho de Ministros há novidades no que diz respeito ao combate à pandemia. O Governo decidiu que, a partir desta sexta-feira, é necessário um teste negativo ou o certificado digital para acesso a estabelecimentos turísticos ou alojamento local.
Esta regra aplica-se a todo o território continental.
Há novas regras para conseguir controlar a pandemia em Portugal. A partir de amanhã, o Governo exige certificado digital ou teste negativo para acesso a estabelecimentos turísticos ou alojamento local. Esta regra aplica-se a todo o território continental.
A exigência de certificado digital ou teste negativo em concelhos de risco elevado e muito elevado…
- Restaurantes para serviço de refeições no interior (horário de funcionamento até às 22h30)
- Sextas-feiras a partir das 19h
- Durante todo o dia aos sábados, domingos e feriado.
São admitidos quatro tipos de testes:
- Teste PCR, realizado nas 72 horas anteriores à sua apresentação;
- Teste de antigénio com relatório laboratorial, realizado nas 48 horas anteriores à sua apresentação;
- Teste rápido de antigénio na modalidade de autoteste, realizado nas 24 horas anteriores à sua apresentação na presença de um profissional de saúde ou da área farmacêutica que certifique a sua realização e o seu resultado;
- Teste rápido de antigénio na modalidade de autoteste, realizado no momento, à porta do estabelecimento que se pretende frequentar, sob verificação dos responsáveis por estes espaços.
De referir que os restaurantes vão poder vender testes antigénio para clientes fazerem teste. O esclarecimento foi do ministro da Economia, Pedro Siza Vieira.
O certificado digital COVID da UE irá abranger a vacinação, teste ou recuperação da COVID-19 e estará disponível em formato digital e em suporte papel.
A app Passe Covid é a aplicação móvel oficial portuguesa para validação do Certificado Digital COVID da União Europeia. A aplicação pode ser utilizada para validar certificados emitidos por todos os Estados-Membros da União Europeia, na Islândia, no Liechtenstein, na Noruega e na Suíça.