Pplware

COVID-19: Estado já pagou mais de 375 milhões pelos testes

Em Portugal não se pagam testes à COVID-19! Face à pandemia, o Governo passou a dar a possibilidade de os portugueses fazerem testes gratuitamente nas farmácias e laboratórios.

De acordo com estimativas, o Estado já gastou mais de 375 milhões em testes à COVID-19 feitos por privados.


Testes COVID-19: Só nos últimos dois meses foram gastos 120 milhões de euros

Os testes rápidos de antigénio para a COVID-19 continuam gratuitos! A pandemia em Portugal continua a ter números muitos elevados apesar de alguns especialistas considerarem que já se tornou numa endemia. No entanto, continuamos a bater recordes no número de novos casos e o número de mortos diário continua muito elevado.

Uma estimativa conservadora feita pelo PÚBLICO, com base no número de testes à COVID-19 realizados este mês e em dezembro, aponta para um gasto superior a 120 milhões de euros só nestes dois meses. Desde março de 2020 até à passada terça-feira foram realizados mais de 33 milhões de testes PCR e antigénio no país. Destes, um terço foi feito desde o início de dezembro.

Até novembro de 2021 foram pagos 257,6 milhões de euros.

Segundo o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), em dezembro foram realizados de 5,4 milhões de testes PCR e antigénio, dos quais 3,8 milhões foram análises antigénio e perto de 1,6 milhões PCR. Números recorde desde o início da pandemia, sendo que o valor mais alto até então tinha sido mais de 1,6 milhões em janeiro de 2021.

Até à passada terça-feira foram feitos cerca de 4,4 milhões de antigénio e 1,9 milhões PCR, estima o Público. São “cerca de 250 mil testes laboratoriais à COVID-19 por dia”, diz o INSA.

Exit mobile version