Pplware

COVID-19: Bibliotecas devem deixar o acesso à rede Wi-Fi aberto

O Wi-Fi é uma necessidade em tempos de pandemia! Apesar de estarmos em momento de confinamento por causa da COVID-19, o primeiro-ministro já revelou novas medidas, onde se inclui o fecho das escolas. Os números não deixam marcas para dúvidas, e é mesmo preciso “parar” o país para se conseguir controlar a doença.

A Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (RNBP) apelou hoje a que estes equipamentos culturais, mesmo estando encerrados, “deixem o sinal de acesso Wi-Fi aberto”, para “garantir a todos, tanto quanto possível, o acesso à Internet”.


Rede Wi-Fi aberta aberta para todos…

A mensagem foi partilhada nas redes sociais, e a RNBP recorda que a pandemia, o confinamento decretado na semana passada e a decisão de “encerramento das escolas” agravaram a situação das “famílias mais vulneráveis” e criaram “novas vulnerabilidades”.

Apelamos para que todas as bibliotecas deixem o sinal de acesso WiFi aberto, disponibilizando-o para todos!

A pandemia,…

Publicado por RNBP em Quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

A RNBP refere ainda que…

Agora agravada com o eminente encerramento das escolas, é urgente continuar a garantir a todos, tanto quanto possível, o acesso à Internet uma vez que este passou a ser o meio de comunicação privilegiado.

As bibliotecas, como serviços universais e gratuitos, assumem aqui a maior importância no combate às desigualdades, nomeadamente ao continuarem a disponibilizar, mesmo com os espaços encerrados, acesso gratuito (e sem password) ao seu sinal de WiFi. Aqueles municípios que têm Serviço de Biblioteca Itinerante, também poderão ponderar servir populações mais isoladas, levando o acesso WiFi nas suas carrinhas.

Para quem pretender saber quais as bibliotecas que têm rede Wi-Fi, basta que acedam aqui. Na parte lateral esquerda basta que escolham o concelho e procurem alguma das bibliotecas por perto.

A ideia é de louvar, mas há que tem em atenção a segurança. Nesse sentido a rede deverá ser apenas usada para pesquisas e não para acesso a serviços que garantam pouca segurança dos utilizadores.

De acordo com os dados mais recentes, de 2018, a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas conta com 431 bibliotecas centrais e pólos em 238 municípios. A gestão das bibliotecas é uma das responsabilidades das autarquias.

Exit mobile version